Viçosa abre cadastro para vacinação da população geral e demais grupos prioritários

Prefeitura informou que vai vacinar os próximos grupos prioritários de forma concomitante com o atendimento por faixa etária da população em geral

Viçosa abre cadastro para vacinação da população geral e demais grupos prioritários

A Prefeitura de Viçosa liberou neste domingo, 20, o pré-cadastro para vacinação contra a Covid-19 para População Geral e para os trabalhadores dos grupos prioritários de 18 a 59 anos.

O formulário é único, disponível no site da Prefeitura e, durante o preenchimento, o interessado deve indicar se faz parte da população geral ou se enquadra em algum grupo prioritário ainda não vacinado: trabalhadores de transporte coletivo ou rodoviário de passageiros; caminhoneiros; trabalhadores industriais; e trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

O cadastro é importante para que a Prefeitura consiga estimar a quantidade de pessoas que ainda não se vacinaram e, com base nisso, tenha condições de organizar o cronograma de vacinação de acordo com a quantidade de doses disponíveis.

A gestão municipal informou que vai seguir a última recomendação do Governo do Estado de Minas Gerais, que prevê que o atendimento das pessoas incluídas nos próximos grupos prioritários aconteça de forma concomitante com o atendimento por faixa etária. Do total de doses da vacina contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde, 30% serão direcionadas para o atendimento desses grupos e o restante do percentual, 70% das doses, serão direcionadas para atendimento da população geral por faixa etária descendente.

A vacinação concomitante dos demais grupos prioritários e população em geral será iniciada assim que a cidade concluir a aplicação da primeira dose nos trabahadores da educação. Nesta segunda-feira, 21, serão vacinados os funcionários de instituições de ensino superior de 40 a 44 anos (13h30 às 16h, no Espaço Multiuso da UFV). Ainda restam os de 39 a 18 anos, cuja data ainda não foi divulgada.

DOCUMENTOS EXIGIDOS

O cadastro solicita ainda as informações pessoais: nome completo, idade, sexo, data de nascimento, CPF, telefone e o número do Cartão do SUS. Após finalizar o cadastro preenchendo todas as informações, aparecerá a mensagem “cadastro confirmado com sucesso”, ou seja, não será necessário preenchê-lo novamente.

Conforme o Ministério da Saúde, para garantir direito à vacina os trabalhadores deverão apresentar prova do exercício da profissão. Abaixo estão descritos os documentos aceitos como comprovantes:

1)  População Geral: Cópia de comprovante de residência recente, cartão do SUS e documento de identificação com CPF;

2) Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso: Carteira de trabalho ou contracheque ou contrato de admissão ou cadastro no INSS ou crachá funcional;

3) Caminhoneiros: CNH categoria C, D ou E dentro do prazo de validade, tirar cópia frente e verso;

4) Trabalhador(a) Industrial: Carteira de trabalho ou contracheque ou contrato de admissão ou cadastro no INSS ou crachá funcional + Declaração da empresa com indicação de CNAE e sua descrição.

5) Trabalhador(a) de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos: Carteira de trabalho ou contracheque ou contrato de admissão ou cadastro no INSS.

De acordo com a Prefeitura, no momento da vacinação será cobrada a apresentação de todos os documentos informados no cadastro, cópia e original, bem como o comprovante de residência do cidadão. Em caso de dúvidas, a Prefeitura recomenda que o contato seja feito pelo WhatsApp (31) 3892-7657, respondido pela equipe da campanha.