Vereadores pedem SAMU para Viçosa
Foi aprovada na reunião desta terça-feira, 30, na Câmara Municipal, a Representação 022/16, que solicita a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Viçosa. O documento será encaminhado ao secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Sávio Souza.
A Representação justifica o pedido baseada nos problemas causados pela falta do serviço na cidade o que sobrecarrega as ações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Outro ponto favorável à instalação do SAMU na cidade é a deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB- SUS/MG), 1.797 de 16 de abril de 2014, que aprovou a implantação de SAMUs na Região Ampliada de Saúde Leste e do Sul, sendo Viçosa uma das cidades contempladas.
Sobre a oferta do serviço na cidade, o secretário Municipal de Governo Luciano Piovesan disse que ainda não aconteceu porque não foi liberado pelo Governo Federal os recursos para a construção de uma Sede de Regulação que vai funcionar em Ponte Nova.
Viçosa receberá quatro ambulâncias do SAMU, sendo uma com UTI completa. Além disso, já está demarcada uma área na estrutura do Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, em Novo Silvestre, que receberá a sede do SAMU.
As despesas decorrentes da prestação do serviço são rateadas entre os Governos Estadual e Municipal e à Prefeitura de Viçosa coube a definição do local para a instalação e a manutenção das viaturas.
Comentários (0)
Comentários do Facebook