Um dos maiores festivais de danças urbanas da América Latina tem etapa em Viçosa

Um dos maiores festivais de danças urbanas da América Latina tem etapa em Viçosa

A etapa estadual para a 15ª edição do Festival Internacional de Hip Hop (FIH2) - evento que reúne cerca de 30 mil pessoas, todos os anos, em Curitiba, ocorrem sábado, dia 15 de maio, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), a partir das 20 horas. A programação vai incluir, ainda, workshop e mesa redonda sobre dança.
O idealizador e organizador do evento, o coreógrafo Octávio Nassur explica que será uma etapa especial para o FIH2: “É um momento muito importante, pois estamos comemorando os 15 anos do festival. Além disso, a etapa regional representa o que há de melhor da dança no Brasil e uma prévia do que vai ocorrer no evento. É importante que toda a cidade apoie esses grupos para chegarem à final”.
Em 2015, foram 8 grupos participantes, vindos de 5 cidades do estado. O Grupo Impacto de Dança, de Viçosa, conquistou o primeiro lugar na categoria Avançada e o prêmio de Melhor Grupo do festival. No total, foram mais de 50 cidades participantes de 8 estados brasileiros, além de Uruguai e Argentina, e cerca de dois mil bailarinos inscritos.
Além da seleção dos grupos de dança que participarão da final, também haverá um Workshop de dança com três aulas no mesmo local, e uma mesa redonda sobre profissionalização e caminhos para as danças urbanas, todas durante a tarde. Inscrições podem ser feitas na hora. A primeira aula será realizada com o professor Zé Rodrigues, a segunda com Guiga de Souza, e a terceira com Ray Santos, que também irá mediar a mesa redonda.

Sobre o FIH2
A 15ª edição do FIH2, um dos maiores festivais de danças urbanas da América Latina, será realizada em Curitiba de 8 a 10 de julho. Além de uma mostra de dança, o festival reúne palestras, exposições e workshops, aliados a uma proposta única de envolver temas como Economia Criativa e Empreendedorismo, que são amplamente debatidos durante o evento na Cidade da Dança.
O evento foi criado para reunir dançarinos, professores, coreógrafos e produtores de danças urbanas e promover a dança como profissão. “O FIH2 é um grande ponto de convergência de artistas, empresários e apreciadores das danças urbanas. O festival não é só uma vitrine, mas também um espaço de posicionamento e projeção de artistas e ideias em torno de uma forma de arte que vem cativando mais e mais adeptos”, explica Nassur.
A programação completa do evento, assim como inscrições para os Super Workshops e outras atividades da Cidade da Dança, estão disponíveis no site www.fih2.com.br . Os ingressos custam R$ 5,00.