Últimos dias de inscrições para o 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras

Inscrições se encerram no dia 19/7 e devem ser feitas nos escritórios locais da Emater-MG

Últimos dias de inscrições para o 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras
Emater/Divulgação

As inscrições para o 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras – Cachaças Mineiras/2024 se encerram na próxima sexta-feira (19) e devem ser feitas nos escritórios locais da Emater-MG. O concurso é voltado para produtores e padronizadores de bebidas com estabelecimentos em Minas Gerais, registrados no Ministério da Agricultura.

Segundo Lucas Rocha Carneiro, assessor técnico da Emater-MG, a inscrição ocorre em duas fases. Primeiro, o produtor deve se inscrever até 19/7 no escritório da Emater-MG de seu município, preenchendo o anexo 1 do regulamento. Depois, é necessário enviar a documentação e as amostras até 29/7.

Categorias

As inscrições são gratuitas, mas os custos operacionais são responsabilidade dos produtores. Cada produtor pode realizar até duas inscrições, uma por categoria. As categorias para cachaças de alambique incluem: Cachaça de Alambique, Cachaça de Alambique Armazenada, Cachaça de Alambique Envelhecida, Cachaça de Alambique Envelhecida – Premium e Cachaça de Alambique Envelhecida – Extra Premium. Para aguardentes de cana, as categorias são similares.

Fortalecimento do setor

O concurso será realizado de junho a novembro, incluindo inscrições, julgamento das amostras e premiação. O secretário de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes, destacou a importância do concurso para fomentar o setor e valorizar a cachaça mineira, reconhecida internacionalmente.

Minas Gerais é o estado com o maior número de cachaçarias registradas no Brasil, com 504 estabelecimentos. Belo Horizonte lidera com 336 rótulos registrados, seguida por Salinas com 202.

O concurso é uma oportunidade para os produtores receberem uma avaliação técnica gratuita de suas bebidas, ajudando a melhorar a qualidade do produto. A iniciativa é do Governo de Minas, coordenada pela Emater-MG, com apoio de diversas instituições, como IMA, Epamig, ABRTB, Anpaq, Apacs, entre outras. O regulamento e a ficha de pré-inscrição estão disponíveis no site da Emater-MG.