UFV: SIA 2023 começa com recorde de participantes

Nesta quarta-feira, haverá uma palestra com a ex-reitora da UFV Nilda de Fátima Soares

UFV: SIA 2023 começa com recorde de participantes

A 14ª edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), já no seu primeiro dia, bateu recordes. Foram quase 5800 inscritos nos três campi, 2223 trabalhos submetidos e mais de 500 participantes externos. A cerimônia de abertura, na tarde de terça-feira (24), lotou o auditório do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino e foi transmitida para os campi Florestal e Rio Paranaíba. 

Serão três dias de atividades intensas que integrarão ensino, pesquisa, extensão nos campi da Universidade, aproximarão estudantes e professores de diversas áreas e ainda atrairão alunos de ensino médio de escolas da região.

A cerimônia de abertura começou com a apresentação do Coral da UFV. Em seguida, o reitor Demetrius David da Silva lembrou que o SIA é um evento em que os protagonistas são os alunos. “Já faz tempo que a formação dos estudantes não se resume à sala de aula. Esta é uma oportunidade de troca de saberes importante, porque integra e aproxima diferentes pessoas e conhecimentos, melhorando a qualidade da formação pessoal e profissional dos nossos discentes”, disse ele.

A assessora especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Karla Damiano Teixeira, que preside o SIA, lembrou que o evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, este ano, tem como tema as Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. "Trata-se de um evento muito complexo, que envolve muitas atividades simultâneas nos três campi e a Universidade agradece a todos os que estão colaborando na organização”. Também participaram da cerimônia a vice-reitora Rejane Nascentes e os pró-reitores da UFV.

Palestra de abertura

A professora da Universidade de Brasília Connie McManus fez a palestra de abertura, também transmitida simultaneamente para os demais campi. Irlandesa, apaixonada pelo Brasil e uma pesquisadora muito respeitada pela sua produção científica, ela analisou as Contribuições da Ciência Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a professora, a ciência contemporânea, em tempos de mudanças climáticas, precisa ser mais robusta, transparente, sustentável, transdisciplinar e aberta às incertezas. “Ainda nos falta pensamento crítico e investir no fortalecimento da comunicação com a sociedade e seus representantes. O tempo é curto para mudarmos o que fazemos atualmente, se quisermos atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030”, afirmou. A palestra foi gravada e pode ser conferida no canal da UFV no YouTube.

Nesta quarta-feira, a palestra será da ex-reitora da UFV Nilda de Fátima Soares, transmitida pelo canal da UFV no YouTube, diretamente do campus Florestal, às 16h. A programação completa pode ser conferida no site do SIA.

Fonte: UFV