UFV se destaca em congresso nacional de engenharia Florestal

UFV se destaca em congresso nacional de engenharia Florestal
Divulgação/UFV

Pesquisas do Laboratório de Restauração Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), destacaram-se na 16ª edição do Congresso de Ecologia do Brasil (CEB), evento mais importante na área da ecologia, realizado em outubro na cidade de São Lourenço (MG).

Em sua palestra, intitulada “Restauração ecológica no contexto da mineração”, o professor Sebastião Venâncio Martins, responsável pela linha de pesquisa da UFV/CBA, apresentou novas tecnologias de restauração e resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório, como bolas de semente com Tecno-solo de bauxita, plantio de mudas altas na restauração florestal com espécies nativas da Mata Atlântica, técnicas de nucleação, monitoramentos de fauna e flora nas áreas restauradas, entre outras.

Já o mestrando em Ciência Florestal da UFV, Fagner Corrêa, apresentou os trabalhos de monitoramento de espécies nativas da Mata Atlântica em locais de mineração da bauxita na Zona da Mata e possíveis meios de restauração e identificação de espécies restauradoras das flores nestes ambientes.

Segundo Sebastião Venâncio, a palestra e os trabalhos apresentados foram muito elogiados pelo público. “Eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco das ações de restauração florestal da CBA comprovando a sustentabilidade da mineração de bauxita na Zona da Mata mineira, que hoje é uma referência para todo o setor de mineração”, relata.

Desde 2008, a CBA desenvolve melhorias em seu modelo de reabilitação ambiental, que têm contribuído para estabelecer uma nova relação entre a mineração, os produtores rurais e o meio ambiente.

Os estudos e o desenvolvimento de tecnologias vêm sendo realizadas por meio de um trabalho contínuo de 16 anos em parceria com a UFV, na qual são desenvolvidas três linhas de Pesquisa & Desenvolvimento Tecnológico: Reabilitação Ambiental (Solos), Restauração Florestal (Florestas) e Conservação Hídrica (Hidrologia Florestal).