UFV participa de debate sobre cannabis na ALMG
Os representantes da UFV participaram do evento à pedido do deputado Roberto Andrade
No último dia 26, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sediou um debate sobre o uso terapêutico da cannabis sativa (nome científico da planta conhecida como maconha). O evento, intitulado "Cannabis e ciência: evidências sobre o uso terapêutico e seus meios de acesso", trouxe à tona diversas perspectivas sobre a legislação e o acesso a tratamentos medicinais baseados em cannabis.
Um dos destaques do debate foi a presença do professor Derly José Silva, da UFV (Universidade Federal de Viçosa), que apresentou sua pesquisa em andamento sobre a criação de um banco ativo de germo plasma da cannabis em Minas Gerais. Essa iniciativa visa acumular e caracterizar as variabilidades genéticas da planta, buscando uma produção confiável e estável. O professor defendeu que o estado pode se tornar um hub genético da cannabis no país, destacando a importância da pesquisa nesse campo.
Além disso, o reitor da UFV, Demetrius Davi da Silva, ressaltou a contribuição do parque científico de Minas Gerais para avanços no conhecimento sobre o uso medicinal da cannabis. Ele mencionou a criação do primeiro banco de germo plasma da cannabis no Hemisfério Sul pela UFV, enfatizando o potencial da instituição em entender melhor a planta e suas potencialidades.
O debate também contou com a participação do deputado viçosense Roberto Andrade, de Viçosa, que foi um dos coautores do requerimento que deu origem ao evento.
Comentários (0)
Comentários do Facebook