UFV obtém conceito máximo no Índice Geral de Cursos do MEC

Os cursos de Medicina (campus de Viçosa) e de Agronomia (campus Florestal) não foram incluídos na avaliação do MEC por não terem turmas no último ano do curso

UFV obtém conceito máximo no Índice Geral de Cursos do MEC
A Universidade Federal de Viçosa obteve o conceito máximo (5) no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2013, divulgado no último dia 18 pelo Ministério da Educação (MEC). No total, mais de duas mil universidades, faculdades e centros universitários foram avaliados e apenas 25 instituições obtiveram conceito máximo. Além da UFV, conquistaram a nota máxima no estado mineiro as universidades federais de Lavras (Ufla) e de Minas Gerais (UFMG).
Entre os cursos avaliados (ver tabela abaixo), vale destacar que o de Agronomia melhorou seu desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), passando do conceito 4 para o conceito 5, e outros cursos mantiveram o conceito 5, como Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia. 
Os cursos de Medicina (campus de Viçosa) e de Agronomia (campus Florestal) não foram incluídos na avaliação do MEC por não terem turmas no último ano do curso. Para o pró-reitor de Ensino, Vicente de Paula Lélis, o conceito máximo obtido mais uma vez pela UFV demonstra a excelência dos cursos da universidade, tendo em vista que nenhum dos avaliados obteve conceito menor que 4, mesmo os mais recentes como os de Agronomia e Nutrição no campus de Rio Paranaíba. Ele ressalta, ainda, o curso de Enfermagem, que em sua primeira avaliação obteve também o conceito 5 no Enade.
 
Índice 
Geral de Cursos
O IGC é um indicador de qualidade das instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente, considerando a média dos últimos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs), a média dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino.
Entre os objetivos do IGC está informar sobre as condições das instituições do país. Aquelas com notas insuficientes são impedidas de realizar algumas ações, como abertura de novos cursos, até resolverem os problemas.