UFV inicia recesso escolar na segunda-feira

UFV inicia recesso escolar na segunda-feira
Divulgação/UFV

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) inicia, nesta segunda-feira (23), o recesso escolar do período de 2024/02 para as festas de fim de ano. As aulas serão retomadas em 13 de janeiro de 2024, seguindo até 7 de fevereiro. O primeiro semestre letivo de 2025 terá início em 10 de março.

Este cronograma atípico é resultado das mudanças causadas pela greve de professores e técnicos-administrativos da instituição, que ocorreu entre abril e junho de 2024. A paralisação, que durou mais de 70 dias foi motivada por reivindicações, como recomposição salarial, reestruturação da carreira docente federal e maior orçamento para as instituições de ensino.

Impactos da greve

A greve foi iniciada no dia 15 de abril, integrando o movimento nacional que envolveu diversas universidades federais. Com isso, a UFV suspendeu as atividades de ensino de graduação, médio e técnico nos campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

A paralisação foi encerrada em 23 de junho, após assembleia do Comando Nacional de Greve aprovar a proposta do governo federal de reajuste salarial e reestruturação da carreira docente. Em seguite, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFV deliberou pelo retorno às aulas de 8 de julho, ajustando os calendários escolares.

Essas mudanças impactaram não apenas os cursos de graduação, mas também o Colégio de Aplicação (CAp-Coluni), a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário e Florestal (Cedaf) e o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Licena). 

As atividades previstas para o fim do ano letivo de 2024 foram prolongadas até fevereiro de 2025