UFV e Cisab firmam parceria para saneamento
Acordo entre Cisab e a UFV pretende diagnosticar soluções para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e formas de readequar operações de tratamento
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) assinou, na última quinta-feira (19), um novo acordo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (Cisab-ZM). A parceria prevê a junção de trabalhos entre ambas instituições para o esgotamento sanitário.
Como segundo acordo entre Cisab e UFV, o projeto atenderá 14 cidades da Zona da Mata mineira, incluindo Viçosa, com o objetivo de realizar diagnósticos das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) já instaladas e em processo de instalação nestes municípios.
A iniciativa impactará cerca de 344.055 habitantes e terá duração de dois anos, pelo menos em primeiro ciclo de atividades. Ela, ainda, trará formas de readequar e melhorar as operações de tratamento de esgoto na região, bem como cederá alternativas para gerenciamento de subprodutos de provimento do ETE (como Iodo, biogás e escuma).
A iniciativa será coordenada pelo professor André Pereira Rosa, do Departamento de Engenharia Agrícola, que participou da assinatura, com o reitor e a vice-reitora Rejane Nascentes. Estiveram também Luciana Moreira, diretora do SAAE de Senador Firmino, representando a prefeitura do município; Iolanda Gonçalves, superintendente do Cisab; Elenice Pereira Delgado Santelli, prefeita de Lima Duarte e nova presidente eleita do Cisab; acompanhada de seus assessores, Carlene Delgado Lacerda e Kalyan Pereira de Oliveira Silva, que é diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Lima Duarte; e Ulisses Bifano, diretor de Meio Ambiente da UFV.
Comentários (0)
Comentários do Facebook