UFV extingue departamento de Economia Doméstica e cria o de Serviço Social

A professora Mariana Carvalho foi eleita a primeira chefe do Departamento de Serviço Social da UFV

UFV extingue departamento de Economia Doméstica e cria o de Serviço Social

Maio e Junho de 2023 foram meses intensos e altamente significativos para os docentes, técnicos e discentes do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa. No dia 12 de maio, o Conselho Universitário aprovou a alteração do nome do Departamento de Economia Doméstica para Departamento de Serviço Social.

Em continuidade às mudanças, no dia 6 de junho, houve eleição da primeira chefe do Departamento de Serviço Social, tendo sido eleita, por unanimidade, a professora Mariana Costa Carvalho, que possui graduação, mestrado e doutorado em Serviço Social. 

No dia 12 de junho, o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, conferiu posse aos novos chefes dos departamentos da UFV, em cerimônia ocorrida no salão nobre do edifício Arthur Bernardes. Na ocasião, a professora Mariana Carvalho discursou representando todos os chefes empossados, destacando a importância daquele momento histórico.

A primeira reunião do colegiado do novo Departamento de Serviço Social aconteceu no dia 16, presidida pela nova chefe, que destacou a importância da continuidade de um trabalho coletivo, ético e transparente, na graduação e pós-graduação. 

A criação do curso de Serviço Social na UFV foi aprovada 1º de julho de 2016, tendo sua primeira turma em março de 2017, e já conta com egressos inseridos em instituições diversas da área de Serviço Social, além de conceituados programas de pós-graduação strictu sensu e de residência. 

Para a professora Mariana Carvalho, a formalização do nome do Departamento de Serviço Social é de extrema relevância para a identidade do curso, em sintonia com a terminologia utilizada em outras instituições de ensino do país e exterior, principalmente, considerando o contexto atual de consolidação do curso no cenário nacional e internacional, objetivando atingir os conceitos de excelência nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão que, historicamente, a Universidade Federal de Viçosa conquistou.

De acordo com a legislação brasileira, só podem exercer a profissão de Assistente Social os possuidores de diploma em curso de graduação em Serviço Social. Na UFV, o objetivo do curso é proporcionar uma formação profissional teórico-prática que possibilite a apreensão crítica dos processos sociais na sua totalidade, concretizando uma formação que habilite o profissional a formular respostas para o enfrentamento das expressões da questão social a partir de uma perspectiva crítica e propositiva, com visão generalista e humanista.