Três Gritos nos 90 anos da UFV
Orquestra, teatro, coral, shows musicais, exposições de artes plásticas, projeções audiovisuais já foram atrações nas festividades em comemoração dos 90 anos da Universidade Federal de Viçosa, e neste final de semana será a vez das danças urbanas.
Como parte da programação cultural promovida pela Divisão de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFV, que acontece desde agosto, o Grupo Impacto apresentará o espetáculo Três Gritos, no Espaço Fernando Sabino, no próximo domingo (18), às 19h. Os ingressos gratuitos podem ser retirados Facev Vila Giannetti, casa 3 e Núcleo Academia - Unidade Centro.
A Diretora artística da Facev, Deise Eclache explica que toda a programação foi pensada para valorizar os artistas locais e contemplar diversas manifestações artístico-culturais. Ela ainda afirma que a “UFV se sente honrada em receber o Grupo Impacto que tem se despontado no cenário nacional das danças urbanas e é ‘prata da casa’”.
A ideia de Três Gritos, que estreou em 2015 e já circulou por de 15 cidades mineiras, é representar “o grito dos excluídos. É a ânsia de liberdade e de ser tratado como igual”, esclarece o coreógrafo Mário Nascimento.
Ele ainda ressalta que a inspiração vem dos gritos dos negros que vieram da África como escravos; e de um texto do samurai Miyamoto Musashi que soltava gritos nos momentos das grandes batalhas para fortalecer o espírito e o corpo. Em cada cena do trabalho, o grito é protagonista da ação. Nascimento aponta que “a voz é o veículo mostrando a energia e os propósitos da vida.
Comentários (0)
Comentários do Facebook