Torres de telefonia móvel são instaladas no Paraíso e Piúna

As torres vão proporcionar acesso à telefonia e internet aos moradores e escolas dessas localidades

Torres de telefonia móvel são instaladas no Paraíso e Piúna
Divulgação/PMV

As comunidades do Paraíso e Piúna celebraram nesta semana a inauguração de duas torres de telefonia móvel, uma em cada lugar, instaladas através do projeto do governo estadual “Alô Minas Fase I”. As inaugurações ocorreram na manhã de terça-feira (25).

O Alô, Minas foi lançado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão em 2020, com o objetivo de ampliar a cobertura à telefonia móvel no estado, promovendo inclusão tecnológica e integração regional. As primeiras ativações de antenas ocorreram em maio de 2022 e, desde então, novas antenas vêm sendo instaladas gradativamente nos municípios contemplados.

Os municípios contemplados têm responsabilidades, como prover e disponibilizar terreno para que a operadora prestadora do serviço possa construir e instalar a torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com aspectos técnicos para cobertura do sinal. 

As prefeituras devem construir e manter acesso para deslocamento até a torre, além de empenhar esforços para a tramitação ágil dos processos necessários como licenciamento ambiental, emissão de alvarás de construção e aprovação nos conselhos que tenham órgão municipal. No último dia 07 de maio, uma audiência pública na Câmara de Viçosa discutiu o assunto

As torres instaladas no Paraíso e Piúna são fruto da parceria entre o Governo de Minas Gerais e a Claro para ampliar a infraestrutura de comunicação nas áreas rurais. Para a chefe do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Viçosa, Leticia Caetano, a disponibilidade de internet e sinal de celular nessas comunidades vai  melhorar a comunicação e promover o desenvolvimento local.

Alô Minas Fase II

Tanto Paraíso, quanto Piúna, foram selecionadas na primeira fase do programa, em agosto de 2021. Em fevereiro de 2024, Colônia e Tico-Tico foram selecionadas para a Fase II do programa. 

Em 2024 também foram contempladas as comunidades de São Domingos e Estouros, em Araponga; Capivara em Cajuri; Quartéis em Coimbra; Turvão e Joaquim Herculano, em Ervália; Café em Guaraciaba;  Carioca, Cunhas e São Bento, em Piranga e Capivara em São Miguel do Anta. 

Mais informações sobre o Alô, Minas! podem ser solicitadas em alominas@planejamento.mg.gov.br.