Serviços relacionados ao IPVA e Taxa de Licenciamento podem ser acessados on-line

Contribuintes de todo o estado podem acessar serviços e tirar dúvidas no canal virtual "Fale com a AF - IPVA e TRLAV"

Serviços relacionados ao IPVA e Taxa de Licenciamento podem ser acessados on-line

Secretaria de Fazenda (SEF) confirmou a disponibilidade de serviços para contribuintes de todo o estado que poderão acessar os serviços e resolver questões relacionadas ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e à Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) usando a internet, pelo canal virtual Fale com a AF - IPVA e TRLAV. A novidade é a inclusão da opção para os contribuintes de Belo Horizonte, que até então tinham que utilizar canal específico.

Segundo a SEF, o “Fale com a AF - IPVA e TRLAV”, está em funcionamento desde dezembro de 2020, prestando atendimento via formulário digital, que pode ser acessado pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), contemplando serviços e demandas - como orientações e esclarecimento de dúvidas - que anteriormente precisavam de atendimento presencial.

Além disso, o canal possui uma equipe de servidores especialistas, selecionada especificamente para tratamento dos serviços relacionados a IPVA e TRLAV, o que traz mais agilidade e qualidade na solução das demandas. Além disso, facilita a vida dos contribuintes, que não precisam mais sair de casa para resolver as questões relativas aos dois tributos, sobretudo em prevenção à Covid-19.

Os serviços/assuntos atendidos pelo "Fale com a AF - IPVA e TRLAV" são os seguintes:

  • IPVA - Acerto Autuação/Impedimento/Parcelamento/Protesto
  • IPVA - Acerto de Pagamento Guia /Duplicidade
  • IPVA - Cadastro de Locadora - Dúvidas
  • IPVA - Isenção – Dúvidas
  • IPVA - Leilão Impedimento (exceto leilão judicial)
  • IPVA - Parcelamento Indisponível na Internet
  • IPVA - Programa Bom Pagador
  • IPVA - Restituição - Dúvidas
  • TRLAV - Regularização - Taxa de Licenciamento

OUTROS SERVIÇOS

A SEF oferece mais de 130 opções de serviços voltados ao cidadão/contribuinte pelo atendimento virtual. Basta acessar o "Catálogo de Serviços", encontrado no site da SEF. Neste espaço, o usuário tem acesso aos manuais, legislação e todas as informações sobre como e o espaço em que deverá fazer sua solicitação.

Atualmente, a maior parte dos serviços é prestada pela SEF por meio digital, utilizando sistemas como o Siare, DAE on-line e os canais virtuais de atendimento “Fale com a AF” e "Fale com a AF - IPVA e TRLAV".