Semáforos passam por ajustes em Viçosa e estudo prevê remoções

Semáforos passam por ajustes em Viçosa e estudo prevê remoções

Quase todos os semáforos das esquinas de Viçosa tiveram suas programações alteradas nas últimas semanas, informou a Diretoria de Trânsito da Prefeitura. As mudanças foram baseadas em um estudo, elaborado pela UFV, que é fruto do convênio assinado em outubro de 2022, mas pouco aproveitado pela gestão municipal.

Segundo a Prefeitura, os técnicos da UFV analisaram o fluxo de veículos durante picos de movimento e períodos de chuva para a implementação de uma nova programação para os semáforos, aumentando o tempo de sinal verde para alguns e reduzindo em outros.

Um dos destaques foi a implantação de uma nova fase no semáforo do cruzamento entre a avenida Santa Rita e a rua Gomes Barbosa. Agora, as duas faixas de trânsito no sentido bairro-centro (em frente a Botica Fontenelle) atuam de maneira independente, podendo o fluxo ser liberado na faixa da direita (para quem vai seguir na Gomes) enquanto o da esquerda (para quem vai para a Santa Rita) continua fechado.

O estudo também contempla a remoção de semáforos no centro da cidade, como o do ponto de ônibus na Praça do Rosário e o da faixa de pedestres que liga o Sacolão Center à Praça. Essa faixa deve ser realocada para a esquina do Sacolão com o Shopping Chequer.

Sobre as mudanças, o então diretor de Trânsito, Renaldo de Faria, disse que ajustes ainda poderão ser realizados, dependendo da observação contínua dos fluxos de trânsito. “Futuramente, poderão ser tomadas outras medidas mais drásticas, como a retirada de estacionamentos, para garantir ainda mais fluidez no tráfego”, informou.

PROJETOS DA UFV

O termo de cooperação técnica para a elaboração de projetos para o tratamento de pontos críticos do trânsito de Viçosa foi executado pelo Departamento de Engenharia Civil da UFV, que entregou os resultados em etapas, finalizando os trabalhos em abril do ano passado.

Entre os projetos entregues está a reformulação do trânsito das avenidas Marechal Humberto Castello Branco e Maria de Paula Santana, segmento que começa no centro da cidade e termina no trevo de Silvestre. O trecho ganharia um canteiro central e faixas elevadas, além de novos desenhos de trevos, rotatórias e pirulitos, além de realocação de postes para alargamento da pista e construção de calçadas. Orçada em R$ 1,7 milhão, a etapa do centro até o trevo do Mineirão Atacarejo chegou a ser anunciada pelo então secretário de Administração e Planejamento, Luan Campos, com início previsto para janeiro de 2024, mas 12 meses se passaram e a obra não foi executada.