Sem novas doses, Viçosa suspende aplicação de Astrazeneca nesta sexta, 08

Estrutura que armazena as doses sofreu variações de temperatura e, por medida de segurança, a vacina ficou retida até o Ministério da Saúde enviar orientações oficiais.

Sem novas doses, Viçosa suspende aplicação de Astrazeneca nesta sexta, 08

Na manhã desta sexta-feira, as pessoas que já estavam na fila no campus da UFV para receberam a vacina contra a Covid-19 foram surpreendidas com a informação de que o cronograma previsto para o dia seria suspenso.

As pessoas foram ficaram sabendo que não havia doses suficientes do imunizante da Astrazeneca. O público previsto para o dia, conforme informado pela prefeitura no início da semana, era composto por homens e mulheres de 42 anos, que receberam a primeira dose no dia 09 de julho. E homens e mulheres com 38 anos, imunizados no dia 16 de julho com a vacina da Astrazeneca.

O setor de atenção primária em imunizações, da Secretaria de Saúde de Viçosa, explicou que a aplicação da segunda dose foi suspensa por “problemas técnicos na Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova”. A nova data, na semana que vem, ainda será divulgada.

A SRS de Ponte Nova é responsável pela distribuição das doses para 31 municípios da região, incluindo Viçosa. Em nota enviada ao Folha da Mata, informou que "a câmara refrigerada que armazenava as vacinas contra a Covid-19 na Rede de Frio apresentou oscilação de temperatura”. E, por medida de segurança prevista em protocolos, o fato foi comunicado ao Ministério da Saúde.

Em decorrência disso, a entrega de doses referentes à 55ª remessa e parte da 56ª remessa foi adiada. A nota diz ainda que SRS de Ponte Nova aguarda a manifestação formal por parte do Ministério da Saúde para liberar a utilização das doses.

SEGUNDO ADIAMENTO NO MÊS

Essa é a segunda sexta-feira seguida que a Prefeitura de Viçosa adia a aplicação da segunda dose para o público de 42 anos, que tomou a primeira dose no dia 09 de julho.

Na semana passada, dia 01, estava prevista a aplicação para esta faixa etária. Entretanto, por conta de atrasos no envio das doses por parte do Ministério da Saúde, a vacinação não foi realizada.

Sendo assim, o cartão de vacina desta faixa etária da população viçosense segue atrasado há mais de uma semana.