Secretaria de Educação divulga protocolo para volta às aulas em Viçosa
Profissionais de educação passam por capacitações no mês de agosto
Após a confirmação de que a rede pública de ensino – municipal e estadual – pode retornar às atividades presenciais a partir do dia 27 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa trata, agora, da aplicação dos protocolos sanitários para preparar os espaços e os profissionais.
Para o retorno seguro das atividades escolares, a Prefeitura instituiu uma comissão especial para atuar, em parceria com a Secretaria de Educação, na elaboração do protocolo de segurança. O material foi avaliado e aprovado pela Vigilância Sanitária no dia 06 de agosto e está disponível na íntegra AQUI.
O documento contém orientações para pais e estudantes neste momento de retomada do ensino presencial, principalmente em casos da presença de sintomas que podem ser associados à Covid-19 e o controle na entrada e saída das escolas. De acordo com o protocolo, os pais ou responsáveis deverão assinar termo de responsabilidade ates do retorno presencial.
Estudantes enquadrados em grupos de risco devem ser mantidos em ensino remoto ou, para assistir as aulas presenciais, a sugestão é que haja liberação médica. Já servidores da educação que ainda não completaram a vacinação com as duas doses e que façam parte dos grupos de risco deverão apresentar laudo médico para realocação para serviços remotos.
O uso de máscara na escola será obrigatório, exceto para crianças menores de 2 anos e também durante os períodos de refeições.
A Secretaria de Educação afirmou que, desde 2020, os profissionais de ensino já têm recebido em suas unidades os equipamentos de proteção individuais. Dessa forma, com o apoio da Direção e Supervisão Escolar, já teve início o planejamento, demarcações físicas dos espaços e o escalonamento do quadro de pessoal.
CRONOGRAMA
Desde segunda-feira, 16, os profissionais da educação estão passando por capacitações. Além disso, nos dias 17, 23 e 26 de agosto, estão programadas transmissões online para o acolhimento das equipes.
A decisão de retorno presencial foi acordada pela Secretaria de Educação e a Procuradoria Geral do Município levando em consideração a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em profissionais da educação. Contados 15 dias após a imunização completa deles, os estudantes poderão retornar às salas de aula.
Confira o vídeo com a Secretária de Educação, Marli Franco, sobre o protocolo de volta às aulas:
Comentários (0)
Comentários do Facebook