Roberto Andrade denuncia irregularidades no campo do Independente de Cajuri

Roberto Andrade denuncia irregularidades no campo do Independente de Cajuri

Sonho antigo dos moradores do município de Cajuri, a conclusão das obras do campo de futebol do Independente Esporte Clube será, mais uma vez, adiada. Segundo informou a assessoria de imprensa do Deputado Roberto Andrade, o clube está impossibilitado de receber verbas públicas, devido a falhas na prestação de contas de convênio firmado pela última gestão. Com a situação irregular, a emenda de R$ 40 mil que seria destinada pelo deputado para o Independente finalizar o estádio foi adiada para 2017.
Ainda segundo a denúncia, em 2011, a Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) enviou R$ 90 mil para o clube (Convênio 613/2011) investir na primeira etapa da reconstrução dos vestiários. Como a entidade só prestou contas parcialmente, deixando de apresentar certidão emitida pela Seesp, certidão atualizada do INSS e documentação da empresa que executou as obras, o Independente ficou com restrições no Cadastro Geral de Convenentes (Cagec) e não pode receber nenhum recurso público estadual enquanto a questão não estiver sanada. O Cagec controla a documentação apresentada por pessoas físicas ou jurídicas que estabelecem convênios com a Administração Pública Estadual.
Segundo a Secretaria de Estado de Governo (Segov), também será enviada correspondência informando o bloqueio da entidade no Sistema Integrado de Administração Financeira de Minas Gerais (Siafi), responsável pela gestão informatizada de recursos públicos no estado. À época da prestação de contas, a Segov fez contatos telefônicos com a empresa e a presidência do clube e nenhuma providência foi tomada.
O deputado Roberto Andrade lamenta a situação: “É uma pena. A conclusão das obras do campo do Independente era um de meus compromissos com a população de Cajuri, que agora será adiada para 2017, já que no ano que vem os deputados não têm direito à emenda por causa das eleições municipais. Com o estádio finalizado, além de proporcionar mais lazer aos cajurienses, teríamos a opção de utilizar as instalações do clube para projetos sociais, como escolinhas de futebol para crianças e adolescentes”, afirmou.