Quase tudo pronto para o 35º festival do Núcleo

Quase tudo pronto para o 35º festival do Núcleo

O clássico do russo Tchaikovsky será apresentado este ano no Festival que chega à sua 35ª edição. O ballet, um dos mais famosos do mundo, conta a história de Clara que ganha de presente de natal um boneco Quebra Nozes e ao adormecer vive grandes aventuras na companhia de seu novo e adorado brinquedo. O presente é dado pelo tio mágico que deixa a noite da família cheia de encanto e magia com seus truques.
“O Quebra Nozes” já foi apresentado na celebração dos 15 e dos 25 anos e está de volta na comemoração dos 35 anos do Festival.Clara, a protagonista do espetáculo e que já foi representada pelas bailarinas Maíra Fontes em 1995 e Flora Passos em 2005, agora em 2015 será interpretada pela bailarina Paula Martins que se formou no Núcleo e dança desde os três anos, aos 8 anos foi um das bailarinas da Dança Russa no espetáculo.
Ela contou que será uma emoção protagonizar Clara no espetáculo “O Quebra Nozes” dentro do Festival do Núcleo que faz parte da sua vida. “Fiquei muito feliz e honrada em ser a Clara nesta importante comemoração do Núcleo. Eu gosto muito de dançar porque me ajuda no dia a dia e me deixa feliz. A expectativa para o Festival é sempre a máxima possível. Estamos ensaiando muito e eu não vejo a hora de chegar no palco“.
Cerca de 220 bailarinos vão participar da nova montagem que está sendo preparada desde agosto e promete envolver o público viçosense nos dias 28 e 29 de novembro. A gestora de Dança do Núcleo e diretora artística do Festival, Kátia Vitalino lembrou que este ano os preparativos começaram mais cedo e o tempo está sendo bem aproveitado pelos professores e bailarinos. “A equipe está muito empenhada, os bailarinos estão ensaiando muito se preparando para esse momento tão especial”.
A diretora Geral, Patrícia Lima destaca que a história do Quebra Nozes se assemelha à história do próprio Núcleo e a ideia é tornar esse ballet uma marca das suas grandes comemorações. “o Quebra Nozes tem tudo a ver com isso porque é uma história de emoção e de sonho, como é a história do Núcleo”.
O Festival do Núcleo de Arte e Dança acontece por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura com realização do Ministério da Cultura- Governo Federal, Núcleo de Produções Culturais, Instituto Asas e Núcleo de Arte e Dança. Com o patrocínio de Roberto Andrade, SERJUS Anoreg, Amantino Supermercados, Metalsider, Haskell e o apoio Cultural do Colégio Anglo e da Agência Mapa do Mundo numa promoção da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura - UFV e FACEV.