PSF's recebem mobiliário proveniente de projeto da UFV

A doação é resultado do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)

PSF's recebem mobiliário proveniente de projeto da UFV

Com o propósito de ampliar e fortalecer a parceria com a Atenção Primária do Município de Viçosa, a Universidade Federal de Viçosa entregou, nesta terça-feira, 5, diversos mobiliários e eletrodomésticos às Unidades de Saúde da Família (UBS’s) do município. As doações lotaram quatro caminhões.
A doação é resultado do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), associado ao Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação em parceria com Universidades e Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde.
O professor Pedro Paulo do Prado Júnior, coordenador do Pet-Saúde da UFV, explicou que o programa foi elaborado e executado por uma equipe de docentes (Eveline Torres, Milene Pessoa, Luciana Santana, Cristina Chaves) técnicos de nível superior (Paula Pineli) e discentes dos departamentos de Nutrição e Saúde (DNS), Medicina e Enfermagem (DEM), Nutrição e Educação Física (DES). Durante o programa foram desenvolvidas ações de educação e promoção da saúde em diversas unidades da Estratégia de Saúde da Família.
"Todas as propostas de trabalho foram realizadas através de uma abordagem multidisciplinar, onde os alunos dos cursos de educação física, enfermagem, medicina e nutrição desenvolveram ações conjuntas respeitando as individualidades de cada área e a valorização do trabalho em equipe", completou o professor Prado.
O projeto, realizado entre agosto de 2012 e dezembro de 2014, trouxe contribuições para a saúde do município de Viçosa e contou com a parceria dos gestores municipais da saúde, da Reitoria da UFV, por meio da diretoria do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e dos departamentos envolvidos.
A gestão do programa foi realizada pela Comissão Gestora Local (CGL), constituída por representantes da UFV, da comunidade e da Secretaria de Saúde como os prestadores de serviços, profissionais de saúde, representantes da gestão e do conselho municipal de saúde.
Foi através de decisões dessa Comissão que se pensou em contribuir para a estruturação das unidades através do fornecimento de mobiliário, computadores, bebedouro e ventiladores, pensando na melhoria na recepção dos usuários, das condições de trabalho e da inserção dos estudantes nessas unidades.