Próxima terça é o Dia Internacional da Mulher

Próxima terça é o Dia Internacional da Mulher

Na próxima terça-feira, 8, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Segundo os historiadores, esse dia foi escolhido em homenagem a 130 mulheres que morreram nos Estados Unidos, no dia 8 de março de 1857, quando reivindicavam melhores condições de trabalho.
Ao longo dos anos, as mulheres foram conquistando seus direitos e espaço na sociedade e hoje, mesmo com preconceito, ocupam cargos importantes. Em Viçosa, temos destaque para a vereadora, Marilange Santana Ferreira, presidente da Câmara de vereadores e Nilda de Fátima Ferreira Soares, reitora da Universidade Federal de Viçosa.
Desde 2003, existe na cidade o Conselho Municipal de Direitos da Mulher, com o objetivo de discutir e propor políticas públicas municipais para as mulheres. A finalidade do Conselho é promover melhores condições para a integração as mulheres na vida comunitária, assegurando-lhes liberdade, igualdade de direitos e plena inserção na vida socioeconômica, política e cultural.
Em 2014, o Conselho, em parceria com outras instituições, criou o Protocolo Municipal de Atenção às Mulheres em Situação de Violência. O objetivo desse protocolo é padronizar as diretrizes para atendimento integral às mulheres em situação de violência em Viçosa.
Desde 2009, quando foi criado a Casa das Mulheres, Viçosa avançou consideravelmente em suas ações de enfretamento à violência as mulheres. O objetivo da casa é orientar e atender as mulheres em situação de violência em Viçosa, em parceria com a Defensoria Pública, a Delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar, Centro Viva a Vida, Unidades Básicas de Saúde, Hospitais, Cras, Creas e Secretaria Municipal de Assistência Social.
Em 2015, também foi nomeada a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para mulheres, vinculada à Secretaria de Governo. A Coordenadoria foi criada através da Lei 2.522 de 2015 e tem a função de assessorar, assistir, apoiar, articular e acompanhar ações, programas e projetos voltados à mulher.

Dados
Em 2014, o projeto “A violência contra a mulher em Viçosa – MG: compreensão do fenômeno por profissionais de saúde e análise da notificação dos casos” mostrou os dados da violência em Viçosa durante os anos de 2009 a 2013.
Nestes cinco anos, a cidade recebeu 2.501 notificações de violência contra a mulher. Desse número, 1.559 notificações foram de violência psicológica, 1.462 de física, 307 de patrimonial, 281 de moral, 76 de sexual e 80 não foram esclarecidas.
A ampla maioria das notificações, (1.246) foram em mulheres casadas e em 45% das notificações, o abuso era reincidente.