Professores Demetrius e Rejane iniciam novo ciclo à frente da UFV

Demetrius e Rejane foram escolhidos pela ampla maioria da comunidade universitária, em consulta pública realizada em novembro de 2022, e ficarão na reitoria por mais um período de quatro anos

Professores Demetrius e Rejane iniciam novo ciclo à frente da UFV

O reitor Demetrius David da Silva e a vice-reitora Rejane Nascentes formalizaram, junto à comunidade universitária, o início de um novo ciclo à frente da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Depois da cerimônia realizada pelo Ministério da Educação, no dia 1º de junho, Demetrius e Rejane estiveram com servidores, estudantes e colaboradores da Universidade na quarta-feira (7), celebrando e reafirmando seus compromissos com a instituição e com a sociedade. A sessão solene foi marcada pela tradicional assinatura dos termos de posse e uso das vestes talares.

Tanto o reitor quanto a vice-reitora iniciaram seus discursos destacando a gratidão pelo apoio obtido e trabalho realizado conjuntamente com a comunidade universitária nos últimos quatro anos. “Certamente foram os anos mais complexos da história recente das instituições federais de ensino superior”, disse Demetrius, lembrando principalmente da pandemia de covid-19, que impactou a vida de todos e modificou o planejamento institucional completamente. 

Nos próximos quatro anos de gestão, de acordo com o reitor, o foco será a sustentabilidade da Universidade enquanto instituição pública: “a preservação do que ela tem de melhor, o aperfeiçoamento contínuo das suas práticas, o respeito aos múltiplos e legítimos interesses alimentados pela comunidade universitária e em toda a pluralidade que a caracteriza como uma Universidade multicampi”. 

Segundo Demetrius e Rejane, a UFV é “uma obra sempre inacabada” e o caminho pela frente é cheio de desafios. “Juntos, poderemos criar um futuro ainda mais brilhante para nossa Universidade”, a vice-reitora afirmou. E, antes de agradecer aos familiares e amigos, Demetrius salientou que terá a honra de comemorar o centenário da instituição: “muito mais do que uma data festiva, será o momento de repensar e de projetar a nossa UFV para os próximos cem anos. Projetar a UFV para o futuro”.

Fonte: UFV