UFV lidera pesquisa para produção sustentável de hidrogênio
Trabalho tem o objetivo de viabilizar o uso do hidrogênio como gerador de energia sustentável
A professora da UFV (Universidade Federal de Viçosa), Renata Pereira Lopes Moreira, lidera uma equipe de 21 pesquisadores de sete instituições mineiras que visam viabilizar o uso do hidrogênio como gerador de energia sustentável. A pesquisa faz parte de uma rede estadual ampla, criada em 2024 e que tem o objetivo de gerar empresas e estimular ações focadas no desenvolvimento de novas tecnologias com o hidrogênio.
Isso porque, o respectivo gás é um ótimo gerador de energia, mas é altamente inflamável e, portanto, difícil e perigoso de ser transportado. Além disso, uma das formas de obter a substância é através da água, que é composta por um número significativo de moléculas de hidrogênio. No entanto, retirar este gás requer um grande consumo de energia elétrica, que torna o processo pouco sustentável ambiental e economicamente.
Por isso, os pesquisadores mineiros estão focados em extrair o hidrogênio da biomassa de bagaços, como o da cana, por exemplo, produzindo hidrogênio sustentável. O desafio é químico e uma das diversas soluções tecnológicas desenvolvidas já está em fase de obtenção de patente para a UFV.
Para isso, é necessário uma substância altamente eficaz e economicamente viável em desprender a molécula de hidrogênio dos respectivos resíduos. A equipe de Renata Moreira, então, descobriu que o nióbio, elemento químico abundante em Minas Gerais, realiza bem a função desejada.
De acordo com Renata Moreira, os pesquisadores da UFV já dominam a obtenção de H2 a partir do ácido fórmico como armazenador e o Departamento de Química tem laboratórios bem equipados para essas pesquisas. No entanto, "o trabalho em rede tem sido fundamental para a obtenção de catalisadores diferentes, mas que podem ser usados com diversos propósitos de obtenção de H2”, explica.
A Rede trabalha ainda no desenvolvimento de tecnologias que reduzam preço e deem escala na produção do gás hidrogênio. Os processos têm sido financiados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede).
Além da UFV, fazem parte da Rede de Hidrogênio de Minas Gerais as seguintes instituições: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
Fonte: UFV
Comentários (0)
Comentários do Facebook