Professor da UFV é protagonista de reportagem da Folha de S. Paulo

Márcio Francelino é um dos pesquisadores que participam da maior de uma das maiores expedições da história no continente Antártico para entender os efeitos das mudanças climáticas.

Professor da UFV é protagonista de reportagem da Folha de S. Paulo
Divulgação/Folha de S.Paulo

O professor Márcio Francelino, do Departamento de Solos (DPS) da UFV, é protagonista da série semanal do jornal nacional Folha de São Paulo. Márcio é um dos pesquisadores que participam da maior expedição da história no continente Antártico para entender os efeitos das mudanças climáticas.

Na matéria, o professor Márcio destaca que esta é a sua 17ª expedição à Antártica e que, graças ao trabalho dos pesquisadores do DPS, a UFV conta, atualmente, com o maior banco de solos antárticos. "Temos, talvez, a maior rede de monitoramento, de um único país, do permafrost (nome dado aos solos gelados) e da camada ativa na Antártica. Contamos com 30 sítios de monitoramento que registram a temperatura do permafrost a cada hora, o que depois é enviado ao Brasil. Acompanhamos quase em tempo real”, disse Márcio Francelino.

Além disso, na reportagem, o professor da UFV narra como é enfrentar o gelo e os ventos para instalar sensores que, durante os próximos anos, irão enviar, em tempo real, as oscilações de temperatura no permafrost. “Temos sítios que geram dados desde 2008, já dando uma noção de onde está tendo alguma variação do clima no nível do permafrost”.

Fonte: UFV