Procon divulga lista de empresas com reclamações fundamentadas
Por causa da pandemia, cadastro de 2020 tem a menor quantidade de processos em 4 anos
A Coordenadoria Municipal de Política e Defesa do Consumidor (Procon) de Viçosa divulgou nesta segunda-feira, 15, a lista do cadastro anual de reclamações fundamentadas referentes ao período de janeiro a dezembro de 2020. O relatório traz a relação de fornecedores e empresas que foram alvo de reclamação e que, por não cumprirem as determinações do Código de Defesa do Consumidor, foram inscritos no cadastro.
Ao todo, são 29 reclamações, o menor índice dos últimos quatro anos. Em 2019, foram 91 reclamações, 102 em 2018 e 87 na lista do ano de 2017. De acordo com o Diretor do Procon de Viçosa, Celso Alves, a queda é justificada pela pandemia: “durante a vigência das barreiras sanitárias e de decretos restritivos, por exemplo, o Procon não estava realizando audiências”.
O diretor do Procon ressalta que o cadastro anual não significa a soma de todos os atendimentos feitos pelo órgão durante o ano. Trata-se somente o total de processos administrativos abertos quando nenhuma das medidas de negociação e resolução do problema são cumpridas. Na grande maioria dos casos, o Procon de Viçosa consegue a resolução da queixa do consumidor somente por meio de contato direto com a empresa reclamada, dispensando a necessidade de notificação e abertura de processo.
Na lista mais recente das reclamações fundamentadas estão 3 instituições bancárias, 4 empresas da área de transporte e viagens e 5 empresas ligadas à telecomunicações e venda de aparelhos celulares, tanto de Viçosa quanto com sede em outros endereços pelo país, uma vez que muitos consumidores tem optado por compras online.
Confira aqui a lista de empresas com reclamações fundamentadas
Comentários (0)
Comentários do Facebook