Prefeitura encerra Telessaúde Covid
Serviço funcionou durante 1 ano e dois meses em central telefônica montada no Departamento de Enfermagem e Medicina da UFV
Sem muito barulho, a Secretaria de Saúde de Viçosa encerrou o Telessaúde Covid. O serviço de teleatendimento e telemonitoramento de pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado da Covid-19 não realiza mais atendimentos. Na quarta-feira, 30, foi o último dia da parceria entre a Prefeitura de Viçosa e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O convênio que garante o apoio da universidade não foi renovado pelo município.
O Telessaúde Covid funcionou durante 1 ano e dois meses em uma central montada dentro do Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM) da UFV. Professores, enfermeiros, médicos, estagiários e voluntários de diversas áreas da saúde atuaram no serviço, considerado estratégico no diagnóstico precoce da doença, além das funções de rastreio, regulação e levantamento de dados epidemiológicos. Foram milhares de atendimentos e monitoramentos realizados desde os primeiros meses de pandemia.
Somente em 2021, de janeiro a junho, foram atendidas 2.943 pessoas. Segundo o enfermeiro e último coordenador da equipe, Diórgines Fagundes, o pico de ligações para o serviço neste ano foi registrado em abril, quando foram feitos 645 novos atendimentos. Segundo o ex-coordenador, o serviço não abre novas fichas de pacientes desde o dia 17 de junho.
Ainda não há uma definição a respeito de qual órgão assumirá as atividades até então exercidas pela equipe do Telessaúde Covid. O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura, responsável pela gestão do programa, informou que é grande a possibilidade do telemonitoramento passar a ser realizado pela atenção primária, ou seja, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No entanto, o órgão salientou que os detalhes ainda não foram definidos.
A Secretaria de Saúde não explicou o motivo que levou ao encerramento do serviço. No entanto, a mudança na estratégia de atendimento de pacientes com suspeita da doença pandêmica ficou evidente com a ampliação da Central Covid, cujo telefone para contato, antes interno, passou a ser divulgado pela prefeitura desde o início do ano.
A partir disso, a unidade montada na sede social da APAE, em frente ao Centro Educacional Dr. Januário de Andrade Fontes, passou a ser porta de entrada para pacientes com quadros leves da Covid-19, sem prévia triagem remota exercida pelo Telessaúde Covid. A Central Covid funciona de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, e atende pelo telefone (31) 3891-0224.
TELESSAÚDE
O serviço foi idealizado pelas professoras Brunnella Alcantara Chagas de Freitas, Mara Rúbia Maciel Cardoso do Prado e Wilmara Lopes Fialho, do Departamento de Enfermagem e Medicina da UFV, e implementado no dia 22 de abril de 2020.
No dia 1º de novembro de 2020, ocorreu a transição da gestão do serviço para a Secretaria de Saúde de Viçosa, que passou a pagar as bolsas dos estagiários, assim como fornecer profissionais da sua rede para a supervisão dos trabalhos.
Comentários (0)
Comentários do Facebook