Prefeitura de Viçosa abre cadastro para agricultores familiares

Prefeitura de Viçosa abre cadastro para agricultores familiares

A Agricultura Familiar é uma atividade desenvolvida em pequenas propriedades rurais e recebe esse nome característico uma vez que é praticada por grupos de famílias (pequenos agricultores e alguns empregados). Normalmente, a colheita dos produtos tem como prioridade a alimentação da própria família e o excedente é destinado à venda para geração de renda e mesmo para manutenção da atividade.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Agricultura Familiar reponde por mais de 50% da comida que chega às mesas dos brasileiros. São também as pequenas áreas rurais conduzidas por famílias que respondem por 70% da mão de obra no campo.
Em Viçosa, a Prefeitura investe 65% dos recursos financeiros, repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), aos estados e municípios para a compra de alimentos destinados ao PNAE. A lei exige que, no mínimo, 30% desse dinheiro devem ser utilizados para a aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar.

Cadastro
Para 2019, a Prefeitura de Viçosa abriu, com prazo até o dia 22 de novembro, o cadastro para os agricultores familiares interessados em participar do PNAE fazerem as suas inscrições. De acordo com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, a partir do cadastro, será feito o cardápio das escolas e o processo de compra dos agricultores.
O produtor interessado em comercializar sua produção com a Prefeitura, em 2019, deve entregar a ficha de inscrição especificando a quantidade de cada produto na Secretária de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, localizada no Centro Administrativo Prefeito Antônio Chequer, na rua Gomes Barbosa, 803, centro. Mais informações pelo telefone: 3892-5553.