Posto do Hemominas em Viçosa ainda não começou a funcionar

Obra foi entregue em dezembro do ano passado e Fundação Hemominas ainda não enviou equipamentos para início das doações

Posto do Hemominas em Viçosa ainda não começou a funcionar

No mês em que se celebra o “Junho Vermelho” e a importância da doação de sangue, Viçosa poderia contribuir mais com os estoques do banco de sangue do Hemominas. Isso se o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), instalado no município, já estivesse em funcionamento.

O posto de coleta foi licitado pelo CISMIV, com recursos rateados entre os municípios do consórcio, e fiscalizada pela Prefeitura de Viçosa. A adaptação do espaço custou R$ 105.533,54 e o projeto foi elaborado pelo IPLAM, de acordo com as normas da Fundação Hemominas.

A obra chegou a ser inaugurada em dezembro do ano passado, mas, até agora, o posto segue fechado e sem iniciar os atendimentos. O espaço conta com recepção, consultório de triagem, sala de coleta, além de um local para recuperação e oferecimento de lanche aos doadores. A intenção é que o PACE funcione, pelo menos, uma vez por semana.

O QUE FALTA

A Prefeitura de Viçosa fará uma nova licitação para conseguir realizar as adequações na obra, conforme normas da vigilância sanitária estadual. Pisos, ralos e demais estruturas serão revistas, mesmo com o projeto técnico do posto do Hemominas em Viçosa tendo sido aprovado em novembro de 2019 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Também é de responsabilidade do executivo municipal a manutenção da equipe que atuará no posto de coleta. A Fundação Hemominas dará início, em breve, aos treinamentos para os profissionais que atenderão os doadores de sangue. De acordo com a Gerente Administrativa do Hemonúcleo de Ponte Nova, Luciana Marinho, o treinamento ocorrerá enquanto a obra passar pelos ajustes finais, para não atrasar ainda mais o início do funcionamento do PACE.

Por meio de termo técnico assinado entre o município de Viçosa e o Estado no ano passado, foram definidas as responsabilidades de cada órgão para o funcionamento. O fornecimento de maquinário para a coleta de sangue, por exemplo, ficaria a cargo do Governo de Minas Gerais. Luciana confirmou que o Hemominas enviará ao município as cadeiras de coleta e demais equipamentos.

O hemonúcleo de Ponte Nova atende, atualmente, 31 cidades da região, incluindo Viçosa. Durante a pandemia, os estoques diminuíram e a situação se agrava ainda mais agora, durante o inverno. Por isso, o posto de coleta em Viçosa é bastante aguardado: “o pleno funcionamento do PACE em Viçosa, vai ajudar bastante no estoque do nosso banco de sangue e beneficiar a população”, disse Luciana.