PMV organiza mutirão contra a dengue

O mutirão contou coma participação dos Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Setor de Limpeza Urbana, SAAE e moradores que participaram colocando todo lixo e entulho, possíveis criadouros do mosquito, como vasos, recipientes plásticos, ralos, garrafas vazias, pneus e outros para fora de casa, para ser recolhido

PMV organiza mutirão contra a dengue

Com a chuva que começou na terça-feira, 11, os focos do mosquito Aedes Aegypti se multiplicaram, em toda a cidade de Viçosa. Para controlar a incidência desse inseto, a Prefeitura vem monitorando a situação da Dengue em Viçosa.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há 50 casos da doença notificados e 16 confirmados. Isso somente neste ano, do dia 1º ao dia 21 de janeiro de 2016.
A situação mais preocupante é no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha), onde três pessoas foram hospitalizadas após serem picadas pelo mosquito.
Frente a essa realidade, a administração municipal organizou uma força tarefa, com a participação de todos os agentes de combate a endemias e agentes de saúde, que intensificaram as visitas de rotina.
No sábado, 23, foi realizado o primeiro mutirão de limpeza e coleta de lixo pesado do ano. Nessa iniciativa, os moradores de Cachoeira de Santa Cruz puderam descartar móveis inutilizáveis e objetos que estavam contribuindo para o acúmulo de água.
A Prefeitura informa que qualquer dúvida, sugestão e denúncia podem ser feitas diretamente no setor de Vigilância Ambiental pelo telefone (31) 3892-6430.

Parceria com as escolas
Durante o Encontro de Diretores das escolas estaduais de Minas Gerais, organizado pela Secretaria de Estado de Educação, os integrantes do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus apresentaram para os cerca de 3.600 novas diretoras e diretores, sendo 10 de Viçosa, o papel das escolas na campanha “10 minutos Contra a Dengue”.
A campanha valoriza o papel do cidadão no combate à dengue. Como as escolas estão presentes em todo o território mineiro, elas são as melhores forças mobilizadoras. O governo, reconhecendo essa capacidade das escolas, convoca todos os gestores a formar comitês para divulgar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, explicou o vice-governador e coordenador do comitê, Antônio Andrade.
Os gestores educacionais receberam kits com os materiais educativos que poderão ser utilizados pelas escolas para mobilizar os alunos no combate à dengue e também foram orientados a encontrar mais sugestões no site da campanha.
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, destacou a força de mobilização das instituições de ensino. “A escola é uma parceria central para mobilização, porque é capaz de chegar às famílias por meio dos jovens estudantes e envolver mais pessoas na luta contra o mosquito. O aluno, quando motivado, é capaz de mobilizar também a família e aumentar o número de pessoas empenhadas em eliminar focos da dengue”.