Zé Bóia inspira projeto de lei que cria Dia Municipal da Seresta em Viçosa

Falecido em 2015 aos 84 anos, Zé Bóia é considerado por muitos uma figura legendária da arte musical viçosense

Zé Bóia inspira projeto de lei que cria Dia Municipal da Seresta em Viçosa
Arquivo/Folha da Mata

O Projeto de Lei (PL)  nº 08/2025, de autoria do vereador Sérgio Marota (PP), foi protocolado na Câmara de Viçosa nesta quinta-feira (20). O PL institui o dia 1º de março como Dia Municipal da Seresta “Zé Bóia” em homenagem ao músico José do Espírito Santo Sant’Anna, que faleceu em outubro de 2015 aos 84 anos.

A escolha do dia 1º de março foi feita por esta ser a data de nascimento do músico homenageado. Zé Bóia foi o sétimo filho do alfaiate Sant’Anna e de Maria Raimunda Sant’Anna e, filho de família humilde, começou a trabalhar como engraxate aos 10 anos. O músico aprendeu as primeiras notas do violão com seu pai e depois continuou sozinho. Sua paixão pela música o levou a fundar o  ‘Conjunto de Seresta Zé Bóia’, presença indispensável nas recepções de personalidades da política nacional, como por exemplo, Juscelino Kubitschek, Carlos Lacerda, Tancredo Neves e Eduardo Azeredo, entre outros, em suas visitas a Viçosa.

De acordo com Sérgio Marota, o PL pretende promover ações de resgate e valorização da seresta, reconhecendo-a como uma importante manifestação cultural. A seresta é um gênero musical derivado da serenata que surgiu no século XX. composta com instrumentos portáteis, como violões, flauta e cavaquinho, o estilo musical é um dos pilares da cultura popular brasileira, especialmente em cidades do interior, como é o caso de Viçosa.

Até o momento, o projeto de lei recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e está pronto para ser lido em plenário.