Padre Walter deixa Viçosa e assume paróquia em Barbacena

Padre Walter deixa Viçosa e assume paróquia em Barbacena

O padre Walter Jorge Pinto, ex-pároco de São de João Batista, em Viçosa, assumiu, na última sexta-feira, 19, a Paróquia de São José Operário, na cidade de Barbacena, para onde foi designado pelo arcebispo Dom Geraldo Lyrio, da arquidiocese de Mariana.
Padre Walter celebrou no dia último dia 4, às 19 horas, a sua última missa como pároco na matriz de São João Batista, a chamada Missa de Envio. Fiéis lotaram a matriz para a despedida do sacerdote, primeiro pároco da quarta paróquia viçosense, a qual cimentou com a construção da matriz. Padre Walter conquistou a admiração e o respeito das comunidades a que serviu como pastor, pelo seu jeito democrático, sua simplicidade e sua cordialidade na condução dos trabalhos paroquiais e no trato com os fiéis, sem, contudo, abrir mão da necessária firmeza que a missão sacerdotal exige. Marcou também sua habilidade no envolvimento de leigos nas missões paroquiais, destacando o grande incentivo dado ao ensinamento do evangelho para as crianças, por meio dos catequistas. Outra de suas características marcantes são as inspiradas interpretações das mensagens do Evangelho do Dia, nas homilias das celebrações eucarísticas, demonstrando suas qualidades de pregador. “Inspiração do Espírito Santo”, dizia ele.
O substituto de padre Walter, padre Luiz Carlos dos Santos, assume na próxima segunda-feira. A Missa de Posse será celebrada às 19 horas, na Igreja Matriz de São João Batista, localizada entre os bairros Vale do Sol e Nova Era.

Mensagem
Durante a Missa de Envio, no dia 04/08, padre Walter ouviu emocionado a seguinte mensagem de despedida de seus paroquianos:
“Querido Padre Walter, passado o belíssimo momento de dedicação de nossa Matriz, o sentimento que toma conta do nosso coração é a gratidão. Enquanto nos preparamos para o doloroso abraço final de “até logo”, queremos expressar o quanto somos agradecidos pelo seu sim a Deus, à Igreja e aos irmãos. Já são 14 anos de ordenação sacerdotal, sendo 11 deles dedicados à mais nova paróquia de Viçosa. Hoje podemos ver que suas sementes cresceram e produziram frutos muitos doces. Obrigado por ter aceitado o desafio que começou quando Dom Luciano instalou a nova paróquia. Começava ali na Escola Padre Álvaro Corrêa Borges, que generosamente nos acolhia, uma história de entrelaçamento de muitas vidas, onde o pároco e o povo sonhavam o mesmo sonho e trabalhavam para realizá-lo. Com o seu trabalho, o senhor mudou a geografia e a população de Viçosa.
Muitas lições nos ensinou nas canções que compôs e que falavam de nós, de nossa realidade. Com o seu exemplo, aprendemos a lutar por nossos direitos, nossas pontes, nossas famílias, nossos jovens e crianças. Como foi bom participar das passeatas pelas ruas da cidade, quando nos mostrava que temos voz, forças e centenas de motivos para não esmorecer. Aprendemos que o reino de Deus se constrói com amor, mas também com lutas, já que o próprio Cristo não se calou diante das injustiças de seu tempo. O senhor nos ensinou que não podemos desistir de anunciar e que somos discípulos e missionários do mesmo Cristo que há mais de 2.000 anos revolucionou o seu tempo e ainda hoje continua sendo tão atual.
Jamais nos esqueceremos das agradáveis refeições partilhadas, dos encontros de formação e dos eventos em prol das construções. Foram momentos muito felizes, apesar de laboriosos. Como valeram a pena! Suas homilias, a cada semana, nos consolavam e, ao mesmo tempo, nos instigavam a sermos melhores. Também não podemos esquecer-nos da amizade e do carinho dos irmãos e irmãs que trabalharam e celebraram conosco, mas agora já se encontram com Deus.
Leve a certeza de que deixa rastros de Deus, que nunca serão apagados, em todas as nossas 14 comunidades. Que São João Batista abençoe o seu ministério, para que o saber adquirido nessas terras viçosas seja muito útil no cuidado das ovelhas da Cidade das Rosas. Deus seja louvado pelo seu exemplo de pastor e por ter deixado tão belas recordações nestes tão corridos 11 anos que esteve conosco. Perdoe-nos pelas nossas limitações e falhas. Obrigado pela dedicação, trabalho e por não hesitar em gastar sua vida pelo reino de Deus. Seja feliz e que Deus lhe pague por tudo”.