Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
UFV restaura acervo público municipal

Foi assinado convênio, entre a Prefeitura Municipal de Viçosa e Universidade Federal de Viçosa, relativo à organização do acervo bibliográfico e documental da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes da Prefeitura de Viçosa. A ação será realizada sob a coordenação do Professor Jonas Marçal de Queiroz, do Departamento de História da UFV que contará com uma equipe de 14 pessoas entre colaboradores, estagiários e professores.
Todo o material já se encontra com os restauradores e o trabalho consta de higienização de livros e documentos; preservação de arranjo arquivístico e base de dados para catalogação de livros e documentos; identificação e descrição dos documentos; e preparação de software para informatização do acervo.
Em maio de 2016, o Departamento de História da UFV apresentou ao então Departamento Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico (DCPH-SECPHE-PMV) um plano minucioso de trabalho e organização do acervo documental e bibliográfico. O plano tem a coordenação do Professor Jonas Marçal de Queiroz que destacou ser "de fundamental importância para a preservação da memória do município”.
A biblioteca pública funcionará no terceiro pavimento do edifício público da antiga sede da Prefeitura, Praça do Rosário, em reforma, que também abrigará a Pinacoteca Professora Stella Costa Val Brandão e o Arquivo Histórico Municipal Professor Arduíno Bolivar. Um dos objetivos da reforma é tornar o prédio 100% acessível a pessoas com deficiência, com a construção de elevador e sinalizações de acessibilidade.
Já em 2017, o Departamento Municipal de Cultura (DEC-PMV) abriu Procedimento Administrativo junto à Superintendência de Gestão Pública e Governança, relativo à criação do setor de leitura em braille na futura sede da Biblioteca. A ideia do Departamento de Cultura é envolver diretamente, no projeto, o Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência (CMPCD).

Assinatura do Convênio
Participaram da solenidade de assinatura do contrato entre PMV e UFV/ Depto. De História, o prefeito Ângelo Chequer, o superintendente de Gestão e Governança Luciano Piovesan, o secretário de Cultura Patrimônio Histórico e Esportes Paulo Roberto Cabral, o chefe do Departamento de Cultura José Mário Rangel e o professor do Departamento de História da UFV e coordenador dos Trabalhos, Jonas Marçal de Queiroz.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883