Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Saae tenta acabar com lixão da travessa Álvaro Gouveia

O jornal Folha da Mata recebeu esta semana, mais uma vez, reclamações de moradores da travessa Álvaro Gouveia, no centro da cidade, onde um amontoado de lixo vem desafiando o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Viçosa. Na imagem, o acúmulo de lixo por mais de dias e, conforme se vê na foto, já foi revirado por animais de rua e exala mau cheiro e chorume. No local podia se encontrar de tudo: restos de comida, calçados, roupas, madeiras, móveis e utensílios domésticos.
Os diretores do Saae afirmam estarem caminhando no sentido certo, com a retirada dos containers que, segundo eles, criam verdadeiros lixões onde são colocados. Eles ponderam ainda que a retirada dos conteiners deve ser abraçada pelos moradores, que precisam se conscientizar para que o lixo seja colocado para fora de suas residência em horário próximo ao da coleta, evitando que fiquem expostas nas ruas por longos períodos. Ainda segundo a direção do Saae, alguns carroceiros que tinham o costume de descartar lixo naquele local foram orientados a procurar bota foras para fazerem o descarte dos materiais coletados por eles e, caso não obedeçam às determinações, poderão ser notificados, multados e perderem o direito de explorar a atividade.

SAAE - A respeito da situação, o diretor geral do Saae, Rodrigo Teixeira Bicalho, disse que desde que a autarquia iniciou as a ações do planejamento “Viçosa Mais Limpa”, em 21 de junho de 2016, estão sendo realizadas mudanças pontuais nos métodos de coleta e transporte do lixo urbano no município. A nova rota da coleta de lixo praticamente eliminou o problema do chorume que escorria dos veículos. Foram adquiridos os triciclos para o acesso aos locais aonde o caminhão não chega, agregando dinâmica de agilidade com baixo custo de manutenção.
A retirada de caçambas em Nova Viçosa e São José do triunfo, substituídas pelos ganchos, resolveu problemas como os da limpeza das vias, com o lixo sendo colocado fora do alcance de animais.
A eliminação de pontos de acúmulo de lixo e entulho como um que existia na Avenida Joaquim Lopes de Faria, onde foi retirada uma caçamba, limpado e cercado o local, acabando com o lixão que lá se encontrava, foi outra medida acertada.
Quanto ao problema da travessa que dá acesso à rua Álvaro Gouveia, a retirada da caçamba foi em atenção a pedidos dos moradores do entorno e por causa do uso inadequado de pessoas que passaram a depositar nela até entulho, que não pode ser, de forma nenhuma, coletado pelos caminhões do Saae.
Ainda de acordo com Rodrigo, no início de 2018, serão tomadas medidas, tais como o recolhimento do lixo úmido separadamente do lixo seco e em dias alternados, o que possibilitará aumentar significativamente a quantidade de material reciclado no município. Estas medidas dependem da capacidade da população em absorver as mudanças e colaborar com os meios estabelecidos para atingir seus objetivos.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883