Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Restauração da Igreja do Rosário

Teve início, na cidade de Paula Cândido a restauração e reforma da Igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário. As obras estão previstas para durarem cerca de quatro meses (até setembro). A comunidade está envolvida na restauração e a comissão encarregada dos trabalhos empenhada ao máximo, para que este templo esteja pronto para receber os fiéis por ocasião dos festejos do Rosário, que ocorre a partir de 1º de outubro.
Segundo as pesquisas e conforme consta dos registros históricos, a construção da Igreja do Rosário, começou em 1853, sendo esta edificação, a mais antiga de todo município de Paula Candido. As paredes originais eram de taipa (pau a pique), o piso de assoalho em madeira de lei e o altar contendo três imagens, a de Nossa Senhora do Rosário, a de São Benedito e a de santa Efigênia, que continua original. As colunas laterais são todas em braúnas e o sino em bronze é datado de 1850.
A mão de obra utilizada na construção foi basicamente escrava, sendo que cada fazendeiro da época cedia um escravo para que a capela fosse edificada. Houve também doações em dinheiro e neste mesmo ano (1853) foi realizada a primeira festa do Rosário do vilarejo de São José do Barroso (antigo nome de Paula Candido), com o intuito de angariar fundos para a obra.
Os reis e as criadas eram escravos, foi criada a banda de congos e 1882 fundada a primeira banda de música pelo reverendíssimo Monsenhor Lisboa. Todos paulacandidenses, devotos da Virgem do Rosário, se orgulham deste patrimônio cultural histórico e religioso, presente em nosso meio a 164 anos. Este ano serão os reis , Claudio e Vanisia e receberam a coroa, Sebastião e Joana.
Todos os devotos da santa Mãe de Deus, estão convidados a colaborar nesta importante etapa, podendo fazer suas doações em materiais, serviço ou com o valor que desejarem. O pároco, o Vigário local e a comissão agradecem imensamente a todos que estão colaborando com a restauração. Outras informações e colaborações pelos telefones (32) 3537-1233 (32) 99800 3977.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883