Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Prefeitura quer implantar Projeto Rio Vivo em Viçosa

A Prefeitura Municipal de Viçosa, em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) irá implementar o Projeto Rio Vivo. Idealizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH/Piranga), o projeto tem como objetivo, ações de recuperação de olhos d’água e de áreas de recarga, de saneamento rural e redução da geração de sedimentos, aliadas a iniciativas de educação ambiental nas escolas. Os recursos para execução do projeto vêm da cobrança das outorgas pelo uso da água da bacia do Piranga.
A primeira reunião de apresentação das diretrizes do projeto ocorreu no dia 11 de outubro, no auditório do Saae, com a presença de representantes da Emater, da Secretaria de Agricultura de Viçosa, do Departamento de Meio Ambiente (Dema), da equipe técnica da Fundação Educacional de Caratinga (Funec) e do Saae.
Contratada pelo Instituto BioAtlântica - Agência da Bacia Hidrográfica do Doce, a Funec efetuará o diagnóstico hidro ambiental das propriedades rurais a montante dos pontos de captação de água para abastecimento público da cidade de Viçosa. De acordo com o engenheiro ambiental e sanitarista Gabriel Freitas Lima, o diagnóstico é fundamental para o planejamento das ações com intervenções previstas nos programas de Controle de Atividades Geradoras de Sedimentos, Expansão do Saneamento Rural e Recomposição de APPs e Nascentes.
O professor Marcos Magalhães destacou a importância do envolvimento da sociedade nesse trabalho, salientando que “necessitamos do engajamento de diversos seguimentos e da participação dos proprietários rurais. Serão trazidos benefícios para as propriedades e para toda população, aumentando o volume de água dos principais mananciais”.
O diretor Presidente do Saae/Viçosa, Rodrigo Bicalho, disse que o Projeto Rio Vivo, se bem implantado, será de grande valia para todos os viçosenses. O projeto compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Piranga e contempla também os municípios de Ressaquinha, Desterro do Melo, Barra Longa, Ponte Nova, Oratórios, Amparo do Serra, Piranga, Guaraciaba, Presidente Bernardes, Paula Cândido, Cajuri e parte do município de Mariana.
Legenda 1: Iolanda Gonçalves - diretora de Meio Ambiente (Dema), Marcos Fialho -secretário municipal de Agricultura de Viçosa e Rodrigo Bicalho - diretor Presidente do Saae e, ao fundo, Marcelo Libânio e Gilberto, ambos da Emater-Viçosa.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883