Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Prefeitura monitora homem com Covid-19, seus familiares e outros contatos

O homem de 54 anos que testou positivo para Covid-19, após ter contato com um caminhoneiro de São João do Meriti (RJ), que esteve no município, continua sendo monitorado pela Secretaria de Saúde de Viçosa. O caso dele já consta no Boletim Epidemiológico da SES/MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), divulgado no domingo, 26, data que também foram registrados os casos das duas mulheres que tiveram a doença e que já foram consideradas curadas.

A PMV (Prefeitura Municipal de Viçosa) ressaltou que a Vigilância Epidemiológica já monitorava o caso suspeito, antes mesmo da sua divulgação, na última quinta-feira, 23, porque ele havia solicitado passagem em uma das barreiras sanitárias, por isso, seus dados estavam no sistema. O homem deve cumprir a quarentena até o dia 7 de maio e, segundo a PMV, todas as pessoas que cruzam as barreiras são monitoradas em parceria com a Polícia Militar.

De acordo com a Prefeitura de Viçosa, o viçosense não apresentou sintomas da doença, por isso, não estava enquadrado no critério de testagem da SES/MG, que oferta apenas o teste de PCR. Os exames de sorologia estavam em falta no município.

Na última sexta-feira, 24, a Secretaria de Saúde coletou 12 amostras de pessoas que tiveram contato próximo e diário com o paciente e que podem ter sido contaminadas. Os resultados devem ficar prontos nos próximos dias, mas a Vigilância Epidemiológica já determinou que estas pessoas e outras que tiveram contato indireto e esporádico com o homem fiquem em quarentena, para evitar a circulação do vírus.

A Prefeitura de Viçosa ressaltou que a rede local do SUS e os laboratórios da UFV (Universidade Federal de Viçosa), habilitados pela Fundação Ezequiel Dias, podem realizar os testes PCR, feitos até o 9º dia após o aparecimento dos primeiros sintomas. Contudo, os testes de sorologia que são mais complexos e estão escassos no município, medem a capacidade de infecção e de imunidade.

A Secretaria de Saúde anunciou que irá comprar, por meio de licitação, 800 testes em um investimento de cerca de R$ 99 mil. Os laboratórios particulares do município irão fornecer os testes de sorologia para identificar a Covid-19.

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883