Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Prefeitura de Viçosa e de São Geraldo assinam convênios para revitalizar trechos da linha férrea

O antigo desejo de revitalização do trecho de linha férrea existente em Viçosa e São Geraldo poderá se tornar realizada em breve, já que foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais, do último sábado, 4, o extrato de convênio entre a Seinfra/MG (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais) e as prefeituras dos dois municípios. A assinatura do convênio aconteceu nesta quarta-feira, 8, no Centro Administrativo Municipal Antônio Chequer.
Presentes na reunião, o prefeito de Viçosa Ângelo Chequer (PSDB), o prefeito de São Geraldo Marcílio Barros (PSDB), o reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa) Demetrius David da Silva, e o deputado estadual Carlos Henrique Coelho de Campos (Coronel Henrique – PSL), representando a Comissão Parlamentar Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), que é presidida pelo deputado João Leite (PSDB) e conta com a participação do deputado Roberto Andrade (Avante). Além deles, participaram os representantes do Núcleo de Proteção Ferroviária de Viçosa e do Circuito Turístico Serras de Minas.
Conforme o documento, Viçosa irá receber R$ 539.941,15 para executar o projeto de revitalização de um trecho da antiga Ferrovia Leopoldina. Já São Geraldo receberá recurso no valor de R$ 516.704,69 para o projeto de recuperação, manutenção e recolocação em estado de funcionamento de parte da via permanente que corta aquele município. A vigência do convênio é 840 dias, a contar da data de publicação.
De acordo com Jerhson Morais, representante do Núcleo de Proteção Ferroviária de Viçosa, o projeto de revitalização foi elaborado pelo Iplam (Instituto de Planejamento e Meio Ambiente do Município) e será executado da rua dos Estudantes, centro, passando pelo campus da UFV, até a comunidade Cristais, totalizando cinco quilômetros de ferrovia. A expectativa é de que, com o apoio de empresários viçosenses, aconteça também a revitalização do trecho que liga o centro ao bairro Novo Silvestre, porém, além dos recursos financeiros será necessário também a reforma de duas pontes, no bairro São José (Laranjal) e Novo Silvestre.
O município de São Geraldo irá desenvolver a revitalização do trecho de cinco quilômetros, saindo da estação ferroviária indo em direção ao Espaço Mirante, local que já está sendo muito visitado por turistas de diversas cidades e promete ser um dos principais pontos turísticos da região.
A Seinfra/MG informou que os valores serão repassados em parcela única, em conta exclusiva do convênio, criada pelas prefeituras. No entanto, ainda não é possível precisar quando será a data de pagamento.
A linha férrea faz parte da Estrada de Ferro Leopoldina que corta Viçosa e está desativada desde 1996, quando a cessão de uso pertencia à Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (FCA), responsável pela Linha Mineira, que liga Belo Horizonte a Cataguases.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883