Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Inscrições pela internet para a Semana do Fazendeiro só até amanhã

Terminam, nesta sexta-feira, 30, as inscrições via internet, para a 88ª Semana do Fazendeiro, que acontecerá na Universidade Federal de Viçosa (UFV) no período de 16 a 22 de julho. O tema desta edição será “Produção Rural e Desenvolvimento: diversidade de pessoas, técnicas e resultados”.
Segundo os organizadores, a escolha se justifica pelo reconhecimento do potencial produtivo do Brasil em toda a sua diversidade, característica necessária ao país nos tempos difíceis vividos nos planos econômico, político e social.
O evento, que reúne anualmente produtores, empresários rurais e seus familiares, oferecerá uma programação extensa de cursos em diferentes áreas, que vão da agropecuária à produção artesanal e conservação do vestuário. Haverá ainda exposições de produtos agropecuários e feira de artesanato, além dos momentos de lazer e entretenimento.
Serão oferecidos 357 cursos, ministrados por professores e técnicos administrativos da UFV e órgãos parceiros, que têm como meta a educação e a popularização da ciência e da tecnologia e a promoção do diálogo com a sociedade, já que a extensão, com o ensino e a pesquisa, formam a base indissociável da filosofia de trabalho da UFV. Além disso, serão realizadas cem oficinas tecnológicas e entre os temas de destaques nas consultorias oferecidas estão Produção de Ovo e de Carne no Sistema Caipira, Controle de pragas café, milho e soja, Abelhas: produtos e legislação e Manuseio e reciclagem de embalagens na área rural.
Tradicionalmente, a maioria dos participantes tem como atividades principais a cafeicultura e as pecuárias leiteira e de corte, e possuem propriedades com menos de 10 hectares. Neste ano, a previsão é de três mil pessoas inscritas, que, além dos cursos e oficinas, podem participar do dia de campo, de workshops, da 9ª Troca de Saberes, da 9ª Semana da Juventude Rural, da 5ª Semana da Mulher Rural e do 5º Circuito do Leite e do Café. Haverá ainda a feira agrícola e de artesanatos, que contará com leilão de bovinos e de equídeos, mini fazenda, exposição de máquinas, estandes técnicos institucionais, praça de alimentação e exposição de artesanatos.
Um dos destaques deste ano será o Projeto Interação, que integra um programa de extensão da UFV e irá trazer para Semana do Fazendeiro um espaço de formação ressaltando os benefícios ambientais e sociais da coleta seletiva. Nesse espaço, ocorrerá a interação entre os visitantes do evento, os integrantes do projeto e os catadores, de modo que haja a troca de experiências e a construção de saber sobre coleta seletiva, resíduos sólidos, cadeia produtiva dos produtos, entre outros aspectos, por meio de atividades participativas e lúdicas.

Inscrições
Podem se inscrever produtores rurais acima de 18 anos e seus familiares (até 2º grau de parentesco), trabalhadores do setor agropecuário, participantes de movimentos sociais e de ONGs e agentes municipais, estaduais e federais vinculados ao meio rural. Menores de 18 anos só poderão participar se tiverem mais de 16 anos e estiverem matriculados em escolas agrotécnicas ou em programa de menores aprendizes.
Os participantes poderão se inscrever em até 10 atividades, nas modalidades Cursos e Dia de Campo, conforme a programação, e em até 12 Oficinas Tecnológicas, em horários não conflitantes. Todas as informações sobre valores e atividades em geral estão em www.semanadofazendeiro.ufv.br.
A participação de pessoas sem vínculo com o meio rural será condicionada à existência de vagas e acontecerá apenas no dia 16 de julho, na secretaria da 88ª Semana do Fazendeiro, das 8 às 16 horas.

História da Semana
A primeira edição da Semana do Fazendeiro, com a participação de 39 agricultores e pecuaristas, ocorreu em 1929, atendendo à demanda de um grupo de agricultores do município de Ubá, liderado pelo médico e produtor rural Jacinto Soares de Souza Lima. Durante visita a então Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav) - que deu origem à UFV -, eles assumiram o compromisso de trazer agricultores a Viçosa para estágio de alguns dias.
Desde então, o evento vem reunindo, ininterruptamente, grande número de participantes, sempre orientado para a prestação de serviços, difusão de métodos e técnicas de produção e transferência de conhecimentos científicos, visando à melhoria da produtividade e ao bem-estar social do produtor e de sua família.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (31) 3899-1701 ou 3899-2845, pelo e-mail: semanadofazendeiro@ufv.br, ou pelo site do evento: www.semanadofazendeiro.ufv.br.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883