Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Festival de Cultura e Gastronomia: Viçosa precisava de eventos assim

“Viçosa precisava de um evento como esse” foi a frase mais dita durante o Festival de Gastronomia e Cultura de Viçosa, realizado de 15 a 17, último final de semana, na estação Hervè Cordovil. A organização relata que o evento superou todas as expectativas. Estima-se que girou mais de meio milhão em negócios, sendo que cerca de 85% desse dinheiro ficará em Viçosa.
O projeto do Festival foi classificado, em primeiro lugar da Zona da Mata, no edital da Codemig para novos festivais gastronômicos. E com sua realização ganhou o reconhecimento cativo por parte dos quase 13 mil viçosenses e turistas que visitaram o certame, transpondo a meta de público em 3 vezes. Foi um evento inclusivo, gratuito e para todos. O público foi diverso, muitas famílias tradicionais de Viçosa, muitas pessoas idosas e muitas crianças. Houve inclusive a preocupação com a acessibilidade de cadeirantes e outros deficientes que tiverem acesso a todas as atividades do evento.
A circulação da moeda e movimentação comercial pode ser averiguadas, entre tudo, por meio das 15 tendas gastronômicas. Quinze diferentes estabelecimentos comercias desenvolveram pratos especificamente para o festival e tiveram suas expectativas superadas. A média de comercialização foi de 500 pratos por barraca. O item campeão de vendas do festival foi o crocantes de frango do Noa Noa, quase mil unidades.
Na perspectiva das tendas foi uma oportunidade única de testar novas ideias, receitas e ter feedback imediato dos clientes. Através do Festival ganharam maior visibilidade para seu negócio e novos clientes também.
A programação musical compôs parte integral do festival e garantiu a presença dos melhores talentos musicais de Viçosa. E ainda atores circenses, cortejo de Folia de Reis (Cultura Popular da Comunidade dos Nobres) e espetáculo da Cia Êxtase de Dança. As crianças também puderam curtir muitas atividades no “Espaço Kids”.
O SENAC, um grande parceiro do festival, também selecionou uma programação de alto calibre com seus orientadores oferecendo cursos, palestras e cozinhas-show gratuitamente. Todos os seus cursos muito procurados e com filas de espera na porta. Além das tendas dentro do festival o restaurante Spetus Steak House, localizado em frente à estação ferroviária teve um papel primordial, como cozinha de apoio para os cursos do SENAC e as Cozinhas-show dentro do auditório da estação.
O evento tem sido amplamente comentado nas redes sociais. De acordo com os idealizadores do festival, Chef Duda Pádua e Sérgio Vitarelli, o grande sucesso se deve a cada indivíduo que acreditou e arregaçou as mangas, mesmo quando era apenas uma ideia. “Os cumprimentos pelo seu sucesso são devido aos esforços de mais de 100 pessoas ligadas diretamente à organização do evento, incluindo toda a equipe de produção, das tendas, da prefeitura, do caminhão de Chopp, Chefs, Palestrantes e voluntários” acrescentam os organizadores comprovando o potencial de geração de empregos do evento.
Se depender dos organizadores e do apoio contínuo da Prefeitura, o festival se tornará um evento fixo no calendário cultural e gastronômico de Viçosa. Para conferir mais sobre esse grande festejo: https://www.facebook.com/festivalgastrocultvicosa/e Instagram: @festivalgastronomia.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883