Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Faleceu a escritora Aparecida Simões

Faleceu na noite desta quinta-feira, 14, a escritora Maria Aparecida da Silva Simões (Aparecida Simões), fundadora da Academia de Letras de Viçosa (ALV), da qual foi presidente por mais de 30 anos. Natural de Coimbra, a escritora viveu boa parte de sua vida em Viçosa, onde concluiu seus estudos e se formou em Administração do Lar, na Escola de Ciências Doméstica da antiga Uremg, atual Universidade Federal de Viçosa.
O último livro lançado por Aparecida Simões foi “ZYV – 4 Rádio Montanhesa: ondas médias, curtas e frequência modulada”, em 2018, com relatos sobre os 70 anos de história da emissora. O diretor da Rádio Montanhesa, Bruno Torres, lamentou a morte da escritora e ressaltou que foi Aparecida quem o lançou aos microfones da emissora, em 1987, no programa “Criança atração”.
A escritora também integrou a União Brasileira dos Escritores (UBE) que, em breve biografia, destacou a atuação de Aparecida Simões na Secretaria de Estado da Agricultura e nos Diários e Emissoras Associados de Minas Gerais. A coimbrense “é nacionalmente reconhecida como uma das mais entusiastas defensoras das causas culturais do nosso país, especialmente da literatura nacional e seus escritores, estimulando encontros de escritores, exposições e debates”.
A viçosense de coração escreveu diversas obras, como: “Viver”; “Dez contos e uns quebrados”; “Tatuquinha”; “Seu nome está na rua”; “Coimbra: gente, história e lendas”; “Emílio Jardim: amigo de Arthur Bernardes”; “Chiquita Broinha: o presente”; “O Poeta de Aquário – Vida e Obra de Bartolomeu Campos de Queirós”.
Aparecida Simões faleceu em Pouso Alegre (MG) e deixa esposo, filho e duas netas. A escritora trabalhava em seu sonho antigo de escrever um livro sobre a Academia de Letras de Viçosa.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883