Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Dez anos do "Só Samba"

O Grupo Só Samba surgiu da necessidade que seis amigos tinham de ouvir um bom samba raiz, sendo o gosto musical em comum pelo samba de raiz que levou a ideia a prosperar. Para comemorar os 10 anos de estrada o grupoprepara para o próximo dia 10, sexta-feira, um mega evento na Fazendinha que contará com os shows da Banda Muito Mais e Josué Figueiredo e, claro, os anfitriões que contarão com participações especiais de Grupo Tok de Cor, Grupo Nossa Ousadia e Geraldão (Baurets), além do Dj Rodrigo Reis.
A história do Só Samba teve um início voltado para ser um grupo de amigos que tinha como principal sintonia curtirem samba de raiz, mesmo sendo um grupo de jovens.
O nome ficou definido de última hora, sendo inclusive, De Última Hora um dos nomes cogitados para o grupo. Mas por sempre repetirem para todos quando perguntados “o que vocês tocam?” e a resposta ser sempre a mesma: tocamos samba, "só samba". Esse se tornou o diferencial e identificação do grupo.
Em 17 de dezembro de 2007, a ideia passou a ser levada mais a sério e acabou sendo bem aceita por todos. No início as apresentações eram somente em casas e festas de amigos; sem compromisso com qualidade, somente com a alegria e satisfação de todos. Com o passar do tempo, transformou-se em prestação de serviço e os convites para os shows foram surgindo.
Um dos eventos que contribuiu para que o Só Samba se aperfeiçoasse, ainda em 2007, foi o já conhecido e saudoso "pagodão do complexo" que acontecia quinzenalmente, aos domingos, no Juca do Gás.
Internamente a definição dos membros é que são um grupo de amigos, que procura em primeiro lugar, a própria satisfação, através da satisfação das outras pessoas, levando sempre até o público, um samba raiz da melhor qualidade. Atualmente, o Só Samba conta com mais um integrante, totalizando sete.
Um ponto, no mínimo, curioso no Só Samba é o fato de serem literalmente uma família, afinal apenas um dos integrantes não tem parentesco com os demais. Três membros do só samba são irmãos, sendo que dois são gêmos, havendo ainda dois primos e um sobrinho e um amigo.
Ao longo dos dez anos apenas uma troca de formação do grupo se mantendo da primeira formação até a atual Rodrigo Charrão e o Alison Santos que nos dias de hoje contam com Carlos Augusto (Buiu), Sérgio Murilo (Murilinho), Alison Santos (Alinho), Flávio Felício (Tainha), Luís Augusto (Gutinho) e Paulo Sérgio (Neném). E ainda, em apresentações de maior porte, o Só Samba conta com a presença de músicos contratados como: Juliano Coutinho(baixo) e Tulio Cavalcanti (bateria).
Nós agradecemos e muito a todos os amigos que já passaram por aqui, afinal de contas, sem eles o Grupo Só Samba não teria iniciado sua trajetória, em 2007.
Para o próximo ano há a intenção de buscarem um suporte profissional de uma produtora, gravadora e colocar em prática os projetos autorais.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883