Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Coleta do lixo continua precária em Viçosa

Uma das reclamações mais constantes dos viçosenses é o péssimo resultado da coleta e destinação do lixo urbano na cidade, assunto que esteve presente em quase todas as edições da Folha da Mata em 2017. A repetição das denúncias feitas pela população mostra que o Saae não conseguiu ainda encontrar uma forma de solucionar a difícil situação da coleta do lixo na zona urbana do município.
No entanto, na maioria dos casos de lixo acumulado pela cidade a culpa é da própria população, que não respeita os horários de coleta, descartando o lixo nas vias públicas sem observar esses horários, insistindo nessa atitude de pouca urbanidade e nenhuma cidadania. É o que ocorre aos domingos e feriados, quando grande parte da população descarta o lixo mesmo sabendo que não há coleta nesses dias. Nesses casos há, também, evidente incapacidade do Saae em acompanhar a dinâmica exigida pelo serviço de limpeza mediante o aumento do volume de descartáveis. Além da falta de coleta aos domingos e feriados, há ainda a falta de organização administrativa para solucionar problemas pontuais, como quebra de caminhões de coleta, por exemplo.

Descarte irregular - No centro da cidade, mais precisamente na Avenida Santa Rita, em plena manhã, quando muitos viçosenses saem de suas casa para o trabalho, pode ver o descarte de forma irregular. O lixo fica amontoado em frente à Secretaria de Educação, por exemplo. Alguns moradores dizem que o lixo é colocado ali por um comerciante da Avenida Gomes Barbosa, mas há casos também de pessoas que trazem o lixo de ruas próximas. O mesmo ocorre em outras vias do centro.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (Saae), em cumprimento em cumprimento à Lei Federal nº 12.305/10, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e às leis municipais nº 1.628/04 e 2.436/14, começou a fazer algumas notificações em meados de agosto, mas parece que desistiu de fiscalizar e novamente deixou a população a ver navios quanto à limpeza e coleta. Na época alguns estabelecimentos foram notificados.

Rotas - A fim de disciplinar a coleta em todos os bairros, o Saae de Viçosa (Serviço Autônomo de água e Esgoto) elaborou rotas com horários, dias e locais para a retirada do lixo orgânico em todas as ruas da cidade. Apesar disso, os moradores insistem em não colocar o lixo para fora no momento certo e com isso contribuem para a formação dos lixões em vias públicas, principalmente, durante os feriados e aos domingos.
O sistema de coleta em Viçosa é dividido por cinco zonas, com as seguintes rotas e horários de coleta:

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883