MEC lança plataforma para auxiliar professores na alfabetização de alunos
Professores e trabalhadores das educação terão acesso a conteúdos para alunos aprenderem a ler e a escrever
O Sistema Online de Recursos para a Alfabetização (Sora) foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira, 30. A plataforma foi desenvolvida na tentativa de apoio aos professores e trabalhadores da educação no planejamento e execução de atividades de ensino para alunos que estão aprendendo a ler e escrever e elenca também propostas de atividades a serem aplicadas em salas de aula.
Para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o sistema pode qualificar a alfabetização no país. “O Sora representa democratização de ganhos de qualidade, eficácia e agilidade para professores da alfabetização” disse, em evento online de lançamento da iniciativa que traz estratégias de ensino ou como o conteúdo pode ser ensinado.
Conforme divulgado, a plataforma vai disponibilizar recursos adicionais que podem auxiliar os professores. Podem ser acessadas, por exemplo, imagens que ajudam a fixar as letras do alfabeto. Será incluído também um módulo com sugestões de avaliações para verificar a aprendizagem do conteúdo.
FORMAÇÃO EXCLUSIVA
O MEC lançou também uma formação continuada para gestores da educação voltada a aspectos práticos da gestão escolar. Ela é focada nos gestores escolares, em especial os diretores de escolas. O curso foi elaborado em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
São seis cursos diferentes, de 12 horas cada um, que asseguram uma certificação, trazendo conteúdos sobre gestão organizacional, de pessoas, de recursos, de bens e serviços, da informação e pedagógica. O ministério pretende realizar seminários na web sobre os temas dos cursos.
Comentários (0)
Comentários do Facebook