Mapa do Turismo coloca Viçosa na categoria C entre os destinos nacionais

Mapa do Turismo coloca Viçosa na categoria C entre os destinos nacionais

O Ministério do Turismo liberou na última sexta-feira, 19, a emissão de certificado digital para municípios inscritos no Mapa do Turismo Brasileiro 2017-2019. Viçosa aparece classificada na categoria C dentro da região turística Serras de Minas.
A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 3.285 destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.
Uma das vantagens de se obter o documento é a priorização de investimentos federais destinados ao turismo. “Com a certificação, os municípios terão duas vantagens: validar a responsabilidade com o turismo no âmbito federal e local e conseguir rapidez no acesso a recursos destinados pelo MTur, pois terão em mãos uma comprovação de engajamento com o setor”, explica o secretário nacional de Estruturação do Ministério, Totó Parente.

VIÇOSA
Segundo a chefe do Departamento de Turismo da Prefeitura de Viçosa, Aline Lazarini, o Mapa do Turismo leva em conta dados como os números de ocupações formais e estabelecimentos no setor de hospedagem, bem como as estimativas do fluxo turístico doméstico e internacional, a partir de informações dos Ministérios do Trabalho e Emprego e do Turismo. É feito um cruzamento dos elementos e a categorização dos municípios em cinco grupos: A, B, C, D ou E.
“Viçosa se encontrando na categoria C significa que temos estrutura, rede hoteleira preparada para atender ao fluxo turístico da região”, avalia a chefe. Segundo Aline, medidas e projetos estão sendo implementados para elevar o nível na categorização. “O potencial já existe e inclusive um dos projetos a serem implantados em breve será uma unidade do Convention Bureau – projeto de fomento da atividade econômica e do turismo de negócios – no município”, adianta.