Mais duas unidades do Farmácia de Minas para Viçosa

Mais duas unidades do Farmácia de Minas para Viçosa

O prefeito Ângelo Chequer assinou nesta quinta-feira, 10, contrato de construção de mais duas unidades do Programa Farmácia de Minas em Viçosa. As novas unidades do programa, que fornece medicamento gratuitamente à população carente, mediante receita, serão construídas nos bairros Liberdade e Centro. Além dessas, outras duas já estão em construção, uma em Nova Viçosa e outra no distrito de São José do Triunfo.
As duas novas obras, frutos de convênio entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, serão construídas pela Construtexas, mesma empresa que está executando as obras das duas farmácias já em construção. O orçamento para construção da Farmácia do bairro Liberdade é de R$ 141.712,25; e, para a unidade Central (Rua Maria Geralda Paranhos), que também fornecerá medicamentos de alto custo, é de R$ 235.108,46.
O prazo de conclusão é de seis meses.
Presentes na cerimônia de assinatura do contrato, no Gabinete do Prefeito, o secretário municipal de Agropecuária, Marcos Fialho; Vicente Alvim, diretor técnico do Saae; Luciano Piovesan, secretário de Governo; Paulo André, diretor do Iplam (Instituto do Planejamento Municipal); Juliana Bailon, chefe do Departamento de Licitações; Rodrigo Bicalho, diretor de limpeza do Saae; Hyolanda Miquelão Vieira, chefe do Departamento de Farmácia; o prefeito Ângelo Chequer; a Procuradora do Município, Anna Karolina Marim; Ronaldo Sant’Anna, secretário de Administração; o representante da Construtexas, Carlos Antônio; e Luciano Baião Vieira, secretário de Obras.
Além dos representantes do poder público, a solenidade contou ainda com a participação de representantes e líderes comunitários dos bairros Silvestre, Liberdade e Inconfidência, áreas que serão atendidas pelas farmácias.

O programa
A Rede Farmácia de Minas é um projeto do Governo do Estado que disponibiliza medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) de maneira gratuita. Além dos medicamentos básicos, são oferecidos os chamados medicamentos de alto custo. De maneira geral, o Programa visa descentralizar e desburocratizar o acesso à medicação excepcional para a população carente.
No caso de Viçosa, esses medicamentos poderão ser conseguidos diretamente em Viçosa, não havendo mais a necessidade de intermediação da Regional de Saúde de Ponte Nova, como ocorre atualmente. Para a chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, farmacêutica Hyolanda Miquelão Vieira, as novas farmácias serão essenciais para “acolher os pacientes com carinho.” Segundo ela, existem mais de 2000 pacientes de alto custo que hoje dependem exclusivamente da Farmácia do SUS, deficiente em infraestrutura para atender a população. “Já as novas Farmácias de Minas contarão com facilidades como sala de espera climatizada, sala de atenção farmacêutica, entre outras, que oferecerão maior “conforto, privacidade e qualidade no acompanhamento, e ainda contribuirão para desafogar os PSFs”, concluiu a Hyolanda.