Mais de 600 formandos comemoram colação de grau no campus Viçosa da UFV

Mais de 600 formandos comemoram colação de grau no campus Viçosa da UFV
Daniel Sotto Maior/UFV

Frases em faixas e banners para os formandos já se tornaram tradição na Colação de Grau da UFV, mas a turma de setembro de 2024 teve uma diferente. Para marcar a formatura de Natália Alves Ferreira em Arquitetura e Urbanismo, uma mensagem, escrita no vidro traseiro do carro de sua família, percorreu mais de mil quilômetros de Americana (SP) até Viçosa.


Natália (2ª da esq para dir), ao lado de sua família / Foto: Daniel Sotto Maior

Muito emocionada, a mãe de Natália, Adriana Alves Ferreira, contou que queria fazer um banner para homenagear a filha, só que, como “a grana estava curta” e a vontade de demonstrar a alegria de ter a primeira pessoa da sua família a se formar em uma universidade federal era tanta, que resolveram improvisar e escrever com pasta de dente no próprio carro da família. Só não imaginavam que o gesto faria tanto sucesso. “As pessoas passavam por nós buzinando, aplaudindo, sorrindo”. O pai de Natália, Joaquim Jamil Ferreira, disse que estava se sentindo realizado através da filha. “Desde quando ela era criança, eu demonstrava que a educação era o melhor caminho e a incentivava a estudar para um dia entrar em uma universidade pública, já que eu sempre quis cursar o ensino superior e não tive a oportunidade." 

A filha do eletricista e da faxineira ouviu os conselhos e conseguiu ingressar na UFV, como cotista de escola pública, e ter uma "experiência completa", não só em aulas, como projetos de extensão, dentre eles o de Engenharia Pública e Casa UFV de Música. Durante a Colação de Grau, comemorou muito a conquista do diploma, servindo de exemplo também para o irmão Vítor Ferreira seguir seus passos. “Somos os improváveis! Era muito longe da nossa realidade. Foi um sacrifício muito grande, mas que enfrentamos juntos. A minha alegria maior é dar alegria para eles e pensar em um novo começo, uma nova história.”

Assim como Natália, cerca de 620 formandos dos 50 cursos dos centros de Ciências Agrárias (CCA), Biológicas e da Saúde (CCB), Exatas e Tecnológicas (CCE) e Humanas, Letras e Artes (CCH) celebraram a conquista do diploma com seus familiares e amigos na cerimônia de Colação de Grau que aconteceu na noite desta sexta-feira (27), no Espaço Multiuso, do campus Viçosa.

A graduanda Luciana Fim Grancieri, do curso de Engenharia Civil, conduziu o juramento, e Camila Alvim, formanda de Direito, foi a oradora. Ela ressaltou que a jornada acadêmica de cada um carrega uma história fascinante de crescimento, marcada pela sede em aprender, mas também por uma busca interna, pelo autodescobrimento. "Parabéns a todos nós, não apenas pelos títulos conquistados, mas pela transformação que cada um vivenciou. Sigamos adiante, unidos pelo orgulho de pertencermos a esta comunidade de sonhadores e realizadores".

O reitor Demetrius David da Silva destacou que a UFV entrega para a sociedade novos profissionais "com competência técnica e moral para serem a transformação que nosso mundo precisa". Ele lembrou que, segundo o Censo de Educação Superior de 2022, apenas 19,2% da população brasileira concluíram um curso de graduação. "Vocês, agora, fazem parte desse pequeno percentual que não apenas ingressou, mas também concluiu a educação superior. Reflitam sobre o que esse número significa em um país desigual como o nosso. Assumam a responsabilidade de retribuir para a sociedade brasileira não apenas o recurso financeiro que foi investido na formação de vocês, mas também a esperança de um futuro melhor". 

Homenagens

Conquistaram a medalha Presidente Bernardes de Ouro, prêmio honorífico concedido a estudantes que se destacaram em seus cursos durante a graduação, os formandos Antônio Consentino Teixeira Oliveira (Agronomia); Marcela Benevenuto Ferreira (Nutrição), Bruno Alencar Vieira de Rezende (Ciência da Computação); e Taynara Ingridy Ferreira Pena (Comunicação Social – Jornalismo), do CCA, CCB, CCE e CCH, respectivamente. A medalha Presidente Bernardes de Prata, por sua vez, foi entregue a 32 formandos. 

Um momento marcante da cerimônia foi a homenagem póstuma feita a Angelino Teixeira da Cruz Neto, que era estudante do último período de Agronomia e participaria desta turma de formandos. Além de ter sido lembrado no discurso da oradora, um certificado de reconhecimento foi entregue ao seu pai, Angelino Teixeira da Cruz. 

O homenageado-geral da turma foi José Dias Lopes, o “seu Juca”, motorista do ônibus “Capivarão”, que faz o transporte dos estudantes dentro do campus. Elizabeth Boaventura Fernandes também recebeu uma placa da filha Júlia Ferreira Lopes, do curso de Nutrição, representando os pais dos formandos.

A transmissão da Sessão Solene de Colação de Grau ainda pode ser conferida pelo canal da UFV no YouTube. 

 

Fonte: UFV