Maio Amarelo, Laranja e Furta Cor: um mês marcado pela conscientização em Viçosa

No Maio Laranja, a Secretaria de Educação aderiu à campanha Faça Bonito, de prevenção ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, que acontece há 23 anos no Brasil

Maio Amarelo, Laranja e Furta Cor: um mês marcado pela conscientização em Viçosa

Maio iniciou e, com ele, diversas campanhas. As cores que norteiam o quinto mês do ano são o amarelo, para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo; o laranja, para conscientizar a população sobre a importância de discutir e combater a violência sexual; e o furta-cor, na intenção de sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna.

As ações destinadas ao Maio Amarelo estão sendo organizadas pela Diretoria de Trânsito da Prefeitura de Viçosa. Uma blitz educativa aconteceu na avenida Oraida Mendes de Castro, em Novo Silvestre, e teve como intuito chamar a atenção dos motoristas que circulam pela via para os perigos relacionados ao consumo de bebida alcoólica e ultrapassagens irregulares, além de alertá-los sobre a necessidade do uso dos equipamentos seguros para a proteção de motoristas e passageiros. A ação também contou com os apoios da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e da equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

No Maio Laranja, a Secretaria de Educação aderiu à campanha Faça Bonito, de prevenção ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, que acontece há 23 anos no Brasil. Em Viçosa, foi criado um cronograma incluindo as 20 escolas municipais, uma por dia, contemplando manhã e tarde. Nas visitas são realizados aconselhamentos, distribuídos folders educativos e promovidas palestras acerca do tema. A ação teve início dia 3 deste mês e vai até o dia 31.

“O abuso sexual deixa marcas terríveis e a prevenção é a melhor forma. Realizar uma campanha desta dentro da escola tem um alcance enorme e  ajuda no fortalecimento das crianças e de toda a rede de proteção”, explica a psicóloga Marise Marota de Souza, uma das profissionais que está envolvida na campanha. Segundo ela, a ação vem tendo efeitos positivos, uma vez que graças às intervenções feitas, o Conselho Tutelar foi notificado pelas denúncias feitas pelos jovens e adolescentes. As denúncias podem ser feitas através do Disque 100, da Polícia e do Conselho Tutelar, que em Viçosa atende nos telefones: (31) 3891-5462 e (31) 99605-1027 (plantão).

Além disso, o mês é marcado pelas ações em prol da saúde mental materna, simbolizada pelo furta-cor, cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores.

A justificativa para tal campanha está no forte preconceito em torno de temas ligados à saúde mental, principalmente no campo materno. Desde o dia 3 de maio está acontecendo em Viçosa a  II Mobilização Viçosense pela Saúde Mental Materna organizada pelo Instituto Eu na Gravidez.

Segundo a psicóloga Daniela Linhares, essa ação tem fundamental importância, pois “muitos olham para a gestação e o pós-parto como um período de alegria e plenitude e se esquecem que, infelizmente, muitas mulheres podem experimentar momentos complicados também”. A profissional complementa que no período gestacional e também de pós-parto cerca de 35% das mulheres possuem alterações hormonais significativas de ansiedade e estresse acima do esperado neste período, o que indica a necessidade de se debater questões de saúde mental na maternidade.

 


Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria

Notícias de Viçosa - Viçosa MG - UFV - Folha da Mata - Folha da Mata Impresso - PDF Folha da Mata - Viçosa Notícias - Viçosa TV - News Viçosa - Saber Viçosa - Urgente Viçosa - Primeiro Viçosa - Viçosa Lespa - Araponga - São Miguel do Anta - Canaã - Coimbra - Ervália - Cajuri - Teixeiras - Paula Cândido - São Geraldo - Pedra do Anta - Porto Firme - Guaraciaba - Piranga - Lamim - Dores do Turvo - Ponte Nova - Visconde do Rio Branco