Livro de professor da UFV é selecionado para concorrer ao Prêmio Jabuti Acadêmico

Prêmio é a maior distinção literária do Brasil; seu nome faz alusão à emblemática tartaruga presente na obra de Monteiro Lobato

Livro de professor da UFV é selecionado para concorrer ao Prêmio Jabuti Acadêmico

O livro Química de Soluções: Avaliação de Equilíbrios Químicos em Solução Aquosa, do professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), André Fernando de Oliveira, foi selecionado para o Prêmio Jabuti Acadêmico, maior distinção literária do Brasil. Publicada pela Editora UFV, a obra está concorrendo com outras quatro finalistas no eixo Ciência e Cultura, na categoria Química e Materiais.

Publicado há um ano, Química de Soluções é o segundo livro do professor André Fernando. Em seus 15 capítulos e 637 páginas, apresenta um dos mais abrangentes conjuntos de conteúdos já publicados sobre o assunto. Oferece à comunidade de pesquisadores e docentes abordagens inovadoras – como o Método XXI, vastamente testado e eficiente na aplicação em problemas reais.

A obra é referência para químicos em geral e com recursos diversos para profissionais de áreas, como bioquímica, físico-química, química ambiental, engenharia química e aplicações nas formações agrárias, tanto em graduação quanto em pós-graduação.

A publicação também reflete os mais de 30 anos de experiência do docente do Departamento de Química da UFV. Sobre a premiação, ele destacou que é "uma sensação deliciosa ter um trabalho árduo sendo reconhecido” e "que a revisão técnica da professora Astréa Silva e a revisão linguística do Nelson Coeli foram fundamentais".

Mais detalhes sobre o livro podem ser obtidos no site da Editora UFV.

Prêmio Jabuti

Criado há 66 anos, o Prêmio Jabuti se consolidou como a mais relevante premiação do mercado literário brasileiro. Seu nome faz alusão à emblemática tartaruga presente na obra de Monteiro Lobato, simbolizando a tenacidade e a capacidade de superação de obstáculos.

Ao longo dos anos, o Prêmio evoluiu para incluir categorias inovadoras. Em 2024, com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), terá pela primeira vez sua modalidade acadêmica, foco em obras científicas, técnicas e profissionais. A cerimônia de premiação das obras vencedoras em cada categoria desta edição ocorrerá no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

 

Fonte: UFV