A convite de lideranças de São José do Triunfo, o candidato viçosense a deputado estadual Roberto Andrade participou de reunião em que foram discutidas a reativação da antiga Casa de Retiro Bom Jesus, espaço que já foi utilizado para encontros de jovens, reuniões de famílias e realização de palestras de cunho religioso, e outras benfeitorias para o distrito. O imóvel, que pertence à Paróquia de São Silvestre – Arquidiocese de Mariana, estava abandonado, mas agora, graças ao trabalho da comunidade, começa a passar por pequenas reformas. O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 8.
A proposta é transformar o lugar em um espaço multiuso, onde poderão ser realizadas atividades socioeducacionais e culturais, como aulas de dança e música, participação do congado local, um cursinho pré-vestibular, entre outras ações. A ideia é fazer da Casa do Retiro um centro capaz de abrigar as diversas demandas que a comunidade tem, mas que não pode realizar por falta de infraestrutura adequada. Para isso, já há um entendimento das lideranças com a igreja proprietária do imóvel e o apoio do padre Walter Jorge, para ceder o local com o intuito de ser criado o espaço.
Roberto Andrade manifestou seu apoio e disse que poderá trazer recursos estaduais para a entidade. Segundo o candidato, o primeiro passo para fazer essa transferência de utilização da propriedade é criar uma associação que possa assumir formalmente o lugar e receber verbas públicas, tanto estaduais como municipais e federais. “A iniciativa é excelente e tem meu total apoio. Vai atender a dezenas de crianças e adolescentes carentes de São José do Triunfo. Porém, a legislação exige alguns procedimentos que precisam ser observados desde já. É preciso criar uma associação formal, que tenha estatuto próprio e membros responsáveis, para então conseguimos captar recursos para ela”, explicou.
Participaram tembém da reunião o vereador Paulinho Brasília, o ex-vereador Antônio Elias (Tuim), Marisa Gomes (diretora Escola da Municipal Presidente Getúlio Dornelles Vargas); Beatriz Lopes (representante dos pais da Creche Municipal Ângela D'Antonino); Aloísio Caiafa (representante da comissão para a reforma da Casa de Retiro São José); José Geraldo (Tuca).
Inaugurada em 1978, a Casa de Retiro já abrigou diversos encontros religiosos. Segundo Vanuza Basílio, moradora do distrito e integrante das Pastorais da Família e do Batismo, o lugar vivia das doações dos seus próprios frequentadores. Com o tempo, os encontros foram paralisados devido as danificações no telhado, e daí nunca mais as atividades foram retomadas. Agora, a comunidade tenta reerguer o local. O custo de sua reativação é estimado em pelo menos 200 mil reais.
Comentários (0)
Comentários do Facebook