Junho tem média de 41 casos positivos de Covid por dia, em Viçosa

Balanço mensal, divulgado pela Prefeitura, mostra aumento da infecção na população mais jovem

Junho tem média de 41 casos positivos de Covid por dia, em Viçosa

Durante os 30 dias do mês de junho, Viçosa registrou 1.247 casos positivos de Covid-19, de acordo com balanço mensal divulgado pela Prefeitura de Viçosa, com base em dados da Vigilância Epidemiológica. A situação é considerada de alerta, uma vez que os casos de junho aumentaram quase 63% em relação ao mês de maio, quando foram confirmados 766 casos.

A população entre 21 e 40 anos foi a mais contaminada pela doença, com quase metade (577) dos casos positivos. Uma explicação para esse número está na vacinação, que avançou entre a população idosa. A faixa etária acima de 61 anos registrou apenas 109 casos da doença. Entretanto, a taxa de letalidade ainda segue maior entre a população idosa.

Dos 17 óbitos registrados nos boletins de junho, oito pessoas tinham menos de 60 anos. As outras nove mortes foram registadas na faixa etária entre 61 e 70 anos (5) e em idosos com mais de 80 anos (4).

Só no boletim desta quarta-feira, 30, foram 4 novos registros de mortes. Uma mulher, de 63 anos, faleceu de pneumonia por Covid-19, na terça-feira, 29. O teste positivo para a doença foi divulgado no dia 2 de junho e, quatro dias depois, a paciente foi internada em leito clínico. No dia 10 de junho ela foi transferida para leito de CTI, onde permaneceu até o óbito. No último dia 29, um homem, de 69 anos, também faleceu de pneumonia por Covid-19. O paciente estava internado no CTI, desde o dia 12 de junho.

Um homem, de 58 anos, faleceu de pneumonia por Covid-19, no dia 27 de junho. O paciente testou positivo para a doença no dia 04 deste mês. Ele foi internado em leito clínico no último dia 9, sendo transferido para o CTI no dia seguinte. Já no dia 26 de junho, faleceu uma mulher, de 48 anos, que estava internada no CTI, desde o último dia 16. A paciente testou positivo para a Covid-19, no dia 11 de junho.

SITUAÇÃO NOS BAIRROS

O Centro de Viçosa soma 135 casos positivos no mês de junho, seguido pelo Santo Antônio, com 133 confirmações. O Silvestre (86), Bom Jesus (64) e Novo Silvestre (53) também estão na lista.

TAXA DE OCUPAÇÃO HOSPITALAR

O CTI Covid do Hospital São João Batista (HSJB) possui 10 leitos e a ocupação é de 90%. Estão internados quatro pacientes positivos de Viçosa e cinco de outros municípios. O HSJB conta com 20 leitos clínicos, sendo que oito estão ocupados. São seis pacientes positivos e um suspeito de Viçosa, além de um de outro município. A taxa de ocupação é de 40%. Não há paciente internado em leito com suporte intensivo no Pronto Atendimento (PA).

O CTI Covid do Hospital São Sebastião (HSS) conta com sete leitos, sendo que seis estão ocupados. São cinco pacientes positivos de Viçosa e um de outro município. O HSS possui 10 leitos clínicos adultos e a ocupação é de 10%. Há um paciente de outro município internado. Dos quatro leitos clínicos pediátricos, um é ocupado por paciente suspeito de Viçosa. A taxa de ocupação é de 25%. Não há paciente internado em leito clínico obstétrico, nem em leito com suporte intensivo no PA.

lleitos-3006